Com a proximidade das festas de fim de ano, a procura por comidas natalinas aumenta muito. Por isso, saber como fazer panetone, bem como pães de mel e outras receitas de grande demanda, é essencial para agradar os clientes e aumentar as vendas nessa época tão esperada.

O panetone é um doce bastante tradicional, agrada praticamente a todos devido à variedade de sabores, não é nada muito difícil de fazê-lo, entre outras vantagens. Sendo assim, é possível garantir um resultado ótimo!

Quer descobrir quais são os ingredientes indispensáveis para que a sua receita de panetone fique incrível? Então, não deixe de acompanhar a leitura para conferir mais!

Quais ingredientes são necessários para fazer panetone?

Fabricar panetone é simples, a massa leva ingredientes semelhantes aos de um bolo, ou seja, produtos fáceis de serem encontrados. Apesar disso, cada um deles tem um papel essencial para garantir um bom resultado. Entenda mais a seguir!

Farinha de trigo

Esse ingrediente é atualmente utilizado na maioria dos doces e em muitos salgados, mas não sem motivos! A farinha de trigo fornece o glúten — uma proteína responsável pela textura macia e fofa.

Quanto maior mais dela, melhor para garantir uma massa leve e gostosa. Portanto, é essencial escolher uma farinha de trigo de qualidade para utilizar nas receitas, afinal, esse ingrediente é utilizado em grande quantidade e tem um papel muito importante.

Ovos

Tanto a gema, quanto a clara desempenham papéis essenciais nessa receita. O ovo por completo fornece gorduras e proteínas — ambos os nutrientes contribuem para assegurar uma textura macia e aerada junto ao fermento e outros ingredientes.

Água

Apesar de algumas receitas pedirem a adição de leite, a água é bastante indicada para a fabricação desse doce. Ela permite a mistura completa dos ingredientes, além da hidratação do trigo — um processo que leva à formação de teias de glúten.

Esse procedimento é essencial para atingir a maciez desejada. Contudo, é preciso cuidado, uma vez que o excesso de líquido pode deixar a massa mole por dentro, enquanto a falta é capaz de endurecer e secar a massa.

Sal

Em um primeiro momento muitos podem achar estranho adicionar sal em uma receita doce. No entanto, quando em pequenas quantidades, esse ingrediente serve para agregar e realçar o sabor. Sim, exatamente como você leu!

Isso acontece somente quando é respeitada a quantidade, utilizando apenas uma pitada para alcançar o efeito desejado. Além disso, uma boa dica é não adicioná-lo com o fermento, deixe para acrescentar junto ao trigo mais para o final da receita.

Fermento biológico

Assim como nos pães, mas diferente dos bolos, a massa de panetone leva fermento biológico em sua composição. Esse ingrediente serve para deixá-la mais leve e fazer com que ela renda. Isso ocorre, pois, quando ele é utilizado a massa cresce e fica aerada.

tipo de fermento biológico varia de acordo com a  sua escolha. No mercado é possível encontrar o seco e o fresco, contudo, a segunda opção tende a ser um pouco mais delicada em sua conservação, podendo vir a mofar facilmente.

Independentemente de qual for a sua escolha, é essencial que seja de qualidade e esteja em bom estado de conservação, uma vez que um fermento ruim pode não desempenhar seu papel corretamente. Ao utilizar uma boa marca, é possível garantir que o seu produto fique gostoso e fofo para seus clientes.

Açúcar

Você sabia que o açúcar não tem apenas o papel de dar doçura ao panetone? Ele também confere a cor caramelizada e ajuda a alimentar os microrganismos que promovem a fermentação. Sendo assim, ele contribui para um alimento mais bonito e muito gostoso em questão de sabor e leveza.

Frutas cristalizadas e gotas de chocolate

Os dois sabores mais tradicionais do mercado de panetone são: frutas e chocolate. Sendo assim, é preciso escolher a variação para decidir qual ingrediente adicionar. Na primeira opção geralmente são aplicadas frutas cristalizadas e uvas-passas. Já no segundo tipo de panetone, é comum utilizar gotas de chocolate.

Esses ingredientes são adicionados por último no preparo e servem para complementar a massa e agregar sabor. Tanto os de frutas, quanto os de chocolate são muito procurados no fim de ano. Oferecer as duas opções é o ideal para agradar clientes de diferentes gostos.

Essência

A essência de panetone é o segredo para aquele toque característico desse doce natalino. Muitas delas não apresentam sabor, contudo, só o aroma faz grande diferença no resultado. Afinal, o olfato também exerce grande influência sobre o apetite.

Gordura

Para fabricar panetones é preciso utilizar fontes de gordura, como a manteiga, margarina ou óleo vegetal. Essa adição proporciona sabor à massa, ajuda a reter as bolhas de ar dentro dos pães, contribui para a maciez, entre outros efeitos. Só é preciso ficar atento porque o excesso de gordura é capaz de desestruturar a receita.

Como aprender as técnicas de fabricação de panetone?

Como você viu, os dois tipos de panetones mais comuns do mercado são os de frutas e os de chocolate. Porém, existem diversos outros mais elaborados e ótimos para quem deseja oferecer aos clientes mais opções desse doce típico das festas de final de ano.

Já pensou em aprender a fazer receitas de outros sabores e, até mesmo, aperfeiçoar suas técnicas dos mais tradicionais? Para aprender truques e dicas a fim de tornar a produção mais simples e o resultado ainda melhor, o ideal é realizar formações na área. Existem diversos cursos de especialização em confeitaria ou para produção de panetones para quem deseja aprender técnicas com o objetivo de alcançar o sucesso de vendas.

Agora que você já sabe como fazer panetone, o que está esperando para investir nesse doce natalino tão tradicional? Afinal, essa é uma ótima opção para quem deseja aumentar os pedidos, conquistar mais clientes e, consequentemente, ter lucros maiores. Mas não se esqueça: a confeitaria é um mercado que exige aperfeiçoamento e especialização para ficar por dentro de truques!

Gostou de saber mais sobre a fabricação de panetones incríveis? Entre agora mesmo em nosso site para conferir os ingredientes de qualidade que nós da Nova Safra temos para você!