Brasil, um “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, já diria Jorge Ben Jor! Junte isso à forte tendência que existe no mercado nacional de produtos personalizados e artesanais, e o que temos é uma receita infalível de como abrir uma gelateria!

Quando falamos de setor alimentício, o gourmet é o queridinho do momento, e o famoso sorvete italiano é uma opção atrativa dentro desse segmento. Além disso, nosso país tem um clima muito propício para esse empreendimento, que pode funcionar o ano todo.

Seu sonho é abrir uma gelateria, mas ainda não sabe por onde começar? Então, vem com a gente porque, neste post, vamos dar algumas dicas de como alcançar esse objetivo! Vamos lá?!

Como abrir uma gelateria

Escolha um ponto comercial estratégico

Existem alguns detalhes aos quais você deve se atentar ao escolher o ponto comercial onde vai instalar sua gelateria.

Em primeiro lugar, pense em qual é o público que você quer atingir. Isso é essencial e vai guiar muitos dos seus passos durante essa jornada. Suponhamos que seu público ideal são famílias, de classe A e B. Então, é preciso que sua gelateria esteja localizada em uma área que essas pessoas frequentam normalmente. Não faz sentido, por exemplo, colocar seu negócio em uma avenida cheia de prédios executivos, entende? Seu negócio precisa estar onde os seus clientes estão.

Leve em consideração também a região do país. Em alguns lugares, faz mais frio por mais tempo durante o ano. Se essa for uma característica do lugar onde você mora, pense em incrementar seu menu com outras opções de sobremesas quentes e garantir as vendas também no inverno.

Tenha bons fornecedores

Qualidade de matéria-prima é essencial, primeiramente porque estamos falando de comida. A garantia da qualidade dos alimentos é importantíssima, pois produtos duvidosos podem fazer mal à saúde dos seus clientes e matar o seu negócio. Além do perigo à saúde, com a Internet, o cliente insatisfeito não só faz má publicidade boca a boca, mas também publica nas redes, poluindo o marketing do seu negócio.

Escolha fornecedores que ofereçam qualidade e variedade, que tenham experiência de mercado e outros clientes satisfeitos, que recomendam seus serviços e produtos.

Preocupe-se com o branding

O branding vai muito além da identidade visual de uma marca e envolve todo o sentimento que o consumidor tem em relação a ela. Com o branding, você conseguirá criar uma experiência de compra inesquecível para os seus clientes. Portanto, é essencial fazer um trabalho elaborado nesse sentido.

Isso vai ajudá-la a orientar todas as ações da marca, tais como a concepção da identidade visual, a decoração da sua gelateria, as ações de marketing, o clima organizacional e o atendimento prestado no seu estabelecimento.

É por meio do branding que você conseguirá fazer sua marca crescer e ser reconhecida. É um processo longo, portanto, é importante que seja desenvolvido desde o primeiro momento! Ele vai ajudar a garantir o sucesso do seu negócio.

Para finalizar nossas dicas de como abrir uma gelateria, aqui vai uma listinha com alguns produtos essenciais: embalagens e demais produtos para o consumo, como casquinhas e canudospazinhas e palitos etc., freezer, balcões de atendimento, uniformes, equipamentos variados para o preparo (como batedeira e liquidificador) e produtos para limpeza.

E você, acrescentaria alguma dica para quem quer montar uma gelateria? Conte para a gente nos comentários!