Muitas vezes confundido com o vegetarianismo, o veganismo é um dos movimentos que mais crescem não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Os adeptos desse lifestyle não consomem nada com origem ou exploração animal: alimentos, roupas, cosméticos, produtos de limpeza etc. Nesse sentido, a culinária vegana é apenas um dos pontos que definem o movimento.

Em relação aos hábitos alimentares, os veganos não comem nenhum tipo de carne, tampouco ovos e laticínios. Ou seja, nessa lista entram produtos como peixe, frango, frutos do mar, queijo, manteiga etc. Mas, mesmo com as restrições, a culinária vegana pode ser variada e fornecer as vitaminas e nutrientes que o corpo humano precisa.

Movimento vegano

A pessoa considerada vegana é aquela que pratica os conceitos do movimento em todas as suas ações. Isso significa que ao longo de sua vida o consumo de produtos de origem ou exploração animal está banido.

Basicamente, quem segue essa filosofia de vida visa libertar os animais de quaisquer tipos de sofrimento, principalmente na produção de alimentos, cosméticos, roupas ou mesmo entretenimento.

Tendências da culinária vegana

Alguns ingredientes são utilizados como base para a culinária vegana. Confira alguns deles a seguir:

1. Leite vegetal

Os veganos podem não consumir leites de origem animal, mas os leites vegetais são liberados e podem ser usados em muitas receitas. Esse tipo de leite pode ser obtido de fontes como soja, amêndoa, coco, gergelim, aveia, arroz e castanhas.

Entre as delícias que podem ser preparadas com os leites vegetais estão cremes para recheios de doces, bolos, biscoitos, iogurtes e smoothies. E, claro, dezenas de pratos salgados, como pastel de forno, pães, tortas e tudo o que sua criatividade permitir.

2. Óleo de coco

Sem dúvidas, o óleo de coco é um dos ingredientes preferidos entre os veganos. Ele pode ser usado tanto na culinária quanto na higiene e nos cuidados diários. Na cozinha, ele é a opção saudável para frituras, refogados, além de conferir mais textura e sabor aos doces.

O óleo de coco é tão versátil que pode ser utilizado até mesmo em receitas exóticas, dando um toque tropical nos pratos. E o melhor: se utilizado com moderação, não faz mal para a saúde.

3. Cacau em pó

Entre os benefícios do cacau, podemos destacar suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diminuição dos níveis do colesterol “ruim” e auxílio no controle da pressão arterial.

As formas de consumo são inúmeras, por isso os veganos não abrem mão das sobremesas: shakes, vitaminas, bolos e o clássico brigadeiro têm versão vegan com cacau em pó e leite vegetal.

4. Ágar-ágar

ágar-ágar é uma versão da gelatina sem ingredientes de origem animal, por isso é muito comum na culinária vegana. Comercializado em pó, é extraído de algas marinhas e seu sabor é neutro, ou seja, não interfere nas receitas. Além disso, é fonte de fibras e sais minerais e oferece duas vantagens em relação à gelatina: seu poder geleidificante é muito maior e ele não derrete em temperatura ambiente!

5. Substitutos para carne

Umas das perguntas mais recorrentes aos veganos é sobre quais alimentos eles consomem para substituir a carne. Um dos mais conhecidos é o tofu, uma espécie de queijo preparado com soja e muito famoso na gastronomia asiática. Em receitas tradicionais que levam carne vermelha ou frango, o tofu é mais do que recomendado para fazer a substituição.

Outro ingrediente comum entre os veganos para a substituição da carne é a jaca. Sim, ela pode ser usada como se fosse frango desfiado, já que sua textura permite isso. Basta assá-la por 5 minutos e adicionar os temperos de sua preferência. Ela pode ser utilizada também na confecção de coxinhas de jaca.

Apesar das restrições, a culinária vegana oferece uma gama de possibilidades que podem ser encontradas tanto em supermercados quanto em lojas especializadas. Além disso, muitos ingredientes funcionam como base de receitas, como leites vegetais, óleos e iogurtes e substituem facilmente os produtos de origem animal.

Se você ficou inspirado com essas dicas sobre culinária vegana, não deixe de conferir um ingrediente versátil para o preparo de receitas desse tipo: o leite de coco.