Em um mercado cada vez mais competitivo, todo profissional deve estar atento a algumas alternativas para diferenciar seu negócio, certo? No caso dos restaurantes, a realidade não é muito diferente: quando se aplica o marketing para restaurante, seu estabelecimento tem maior possibilidade de crescimento.

O marketing aplicado aos restaurantes é uma excelente opção, podendo proporcionar um alcance muito maior do que as ações offline que estamos acostumados.

Para saber um pouco mais como investir nesse caminho, não deixe de ler algumas dicas eficientes que preparamos para você. Vamos lá?

1. Marketing para restaurante destaca o diferencial

De uma forma geral, o marketing para restaurante pode ter um perfil bem parecido. A maioria deles fala que a comida é gostosa e o ambiente é agradável, certo? Sabendo disso é bom entender que você deve explorar o seu diferencial nos materiais de divulgação, pois assim garante resultados bem melhores.

Se existe algum prato especial ou alguma sobremesa que seja o principal atrativo, não deixe de considerar isso nas campanhas. E não precisa ficar preso apenas às comidas, lembrando de explorar também um atendimento cordial ou qualquer outra coisa que seja realmente diferenciada no seu restaurante.

Acredite: essa é uma forma de bombar seu negócio e fazer com que ele seja cada vez mais reconhecido por esses pontos, tornando-se uma referência desse padrão.

2. Invista no marketing de indicação

A indicação ainda é a melhor forma de atrair novas pessoas. Isso tudo é muito natural, afinal de contas, a boa experiência que alguém teve no seu restaurante vale mais que qualquer marketing que você faça.

Pense o seguinte: os investimentos em marketing simbolizam você dizendo sobre o seu próprio negócio, então é natural que tenha uma perspectiva positiva. Por outro lado, a indicação é a voz de um cliente, o que representa uma experiência ainda mais próxima da realidade.

Por isso, invista em alternativas para que seus clientes indiquem amigos, familiares e quem mais considerarem interessante. Uma boa alternativa de fazer isso é criando benefícios para os dois — quem convida e quem conhece seu restaurante.

Pode ser um desconto na primeira conta, uma sobremesa de graça ou o que mais você conseguir criar e considerar interessante. O importante mesmo é se movimentar!

3. Use a geolocalização para segmentar os clientes

A geolocalização é um mecanismo que permite que um usuário chegue a um lugar por meio de coordenadas. Ele pode ser feito por muitas tecnologias, mas, de um modo geral, está atrelada à smartphones ou tablets.

As pessoas estão muito conectadas nos dias de hoje, então nada melhor que usar essas facilidades para fazer com que elas cheguem ao seu negócio. Quer marketing para restaurante melhor que esse?

Uma boa alternativa dentro dessa diretriz é cadastrar seu endereço no Google. Assim, quando as pessoas digitarem o nome no buscador podem obter mais informações, como telefone e localização. Aplicativos como Google Maps e Waze podem ser grandes parceiros nesse sentido, pois traçam uma rota e podem levar muitos clientes até você!

4. Tenha um site adaptado para dispositivos móveis

Não tem como fugir: os smartphones estão se transformando em algo praticamente indispensável para muitas pessoas. Prova disso é que hoje ele já representa a principal forma de acesso — superando os cliques por desktop. Sabendo disso, não faz muito sentido investir em um site que não seja responsivo (ou seja, adaptado para celular).

Para facilitar o acesso e fazer com que seu restaurante seja encontrado com mais facilidade, não deixe de dar atenção para esse ponto. Essa é uma ótima maneira de demonstrar inovação ao seu negócio, que se preocupa com as tendências atuais.

5. Invista nas redes sociais corretas

As redes sociais são outra realidade forte nos dias de hoje, e não pode ser negligenciada. Os brasileiros atuam fortemente nas principais redes sociais do mundo, o que representa uma oportunidade e tanto para destacar o seu restaurante.

Ainda assim, é muito importante focar no planejamento dos conteúdos que você posta nas redes sociais. O recomendado é fazer um estudo e entender onde seu público-alvo está. Assim você consegue estar nas redes certas, produzir conteúdo direcionado e ter resultados melhores com menos esforço.

Se você ainda não entendeu como isso pode ajudar, pense como pode ser trabalhoso produzir conteúdos semanais para o Facebook e não atingir um público que você gostaria. Por mais forte que o Facebook seja, pode ser que seu público seja mais ativo no Instagram, por exemplo.

É claro que você pode até conquistar uma audiência, mas isso é estratégico para o seu negócio? Traz os retornos esperados ou é apenas tempo (e dinheiro) desperdiçados? Por isso, analise qual seria a estratégia mais indicada para o perfil do restaurante e aposte seus esforços nela. Pode acreditar: essa é a melhor maneira de conquistar os resultados que você quer!

Para ter resultados ainda melhores, experimente apostar em publicidade e patrocinar o seu negócio nesses meios. Assim você acaba sendo visto, percebido e tendo um melhor posicionamento no mercado.

6. Treine seus funcionários

Os funcionários têm um papel importantíssimo na tarefa de fazer marketing para restaurante, afinal de contas, eles são os representantes da sua marca. Por isso, invista em treinamentos frequentes, empenhando-se na tarefa de fazer com que eles tenham um atendimento cordial e saibam valorizar os diferencias.

O treinamento é um dos principais pilares de grandes empresas do mercado, como Disney, por exemplo. Como você pode perceber, essa é uma forma de fazer com que eles conheçam a empresa com profundidade, o que promove o encantamento e fideliza muitos clientes.

Para isso, é bom lembrar que as estratégias devem ter sinergia, engajamento e cooperação, então envolva seu time nessa empreitada também!

Agora que você já sabe como explorar a estratégia do marketing para restaurante e pensa em garantir os melhores resultados para o seu negócio, não deixe de investir nesse caminho. O marketing pode trazer ótimos resultados e alavancar o crescimento da sua empresa.

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