Atualmente, o YouTube é considerado uma das principais redes sociais entre as mais diferentes faixas etárias, tudo por conta de sua principal característica: divulgação gratuita de conteúdos relacionados aos mais variados assuntos. Justamente por isso, como criar um canal no YouTube se transformou em um dos principais assuntos entre aqueles que querem empreender na rede.

O ponto alto do YouTube é sua acessibilidade, ou seja, é gratuito tanto para quem deseja assistir aos vídeos quanto para quem cria um canal. Outra vantagem, é a possibilidade de fazer conteúdos de acordo com os assuntos que você domina, como turismo, maquiagem e até mesmo gastronomia.

E para você que tem vontade de ter um canal próprio para falar sobre culinária, neste post damos algumas dicas que te ajudarão a começar a investir nesse negócio agora mesmo. Confira!

Como criar um canal no YouTube: escolhendo o tema

Ao definir um tema para o seu canal, leve em consideração os assuntos que você domina e tem facilidade para falar a respeito. No caso de um canal culinário, não significa que você precisa ter estudado em uma escola de gastronomia, mas é importante você ter algum tipo de experiência e familiaridade com o tema.

Além do tema, você precisa pensar em um nome que chame a atenção e também na identidade visual do canal, afinal, a questão estética conta muito nas redes sociais. Invista também na produção de um material rico não somente em conteúdo, mas que também tenha um cenário atraente e edição dinâmica, que não deixe o público entediado.

Lembre-se, existem milhares de canais de culinária no YouTube e o que diferenciará o seu dos demais é a sua criatividade, visão fora da caixa em relação ao negócio e entendimento sobre o assunto.

Atenção quanto ao conteúdo

O ditado que diz que “comemos com os olhos” está mais do que certo, já que antes mesmo de provarmos o sabor de um prato, já sentimos ou não vontade de comê-lo apenas observando sua imagem. Ou seja, a comida está intimamente ligada à estética e, assim, você deve apostar em apresentações diferenciadas.

Além do mais, o cenário do canal também precisa ser bem feito – pode ser até mesmo a sua cozinha, mas desde que tenha iluminação adequada, espaço que permita a execução dos vídeos, criação de cenário e correta exposição dos pratos.

Existem canais que são especializados em determinados tipos de pratos, como confeitaria, receitas rápidas para o dia a dia, entre outros. Esse tipo de definição será interessante se você tiver muitas ideias para explorar determinado assunto, mas do contrário, funcionará como um limitador para a sua criatividade, então, avalie bem o que você deseja exibir através do canal.

Inspire-se nos sucessos

Os canais de maior sucesso no YouTube relacionados à gastronomia são aqueles que apostaram em um determinado público-alvo, investiram na estética do canal e também entenderam que as pessoas não querem passar muito tempo assistindo a um determinado vídeo, pelo contrário, é uma rede que exige dinamismo.

Alguns dos exemplos que você pode se inspirar são os canais Tastemade Brasil, Danielle Noce e Francielle Nogueira. Todos eles postam vídeos seguindo uma periodicidade bem definida, ou seja, os seguidores sabem exatamente quando encontrarão conteúdo novo, e estão sempre inovando na apresentação de suas receitas.

Gostou das dicas sobre como criar um canal no YouTube? Não se esqueça de deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários!