A identidade visual de uma marca virou assunto frequente nos últimos anos. Ainda assim, muitas pessoas não sabem o que isso significa e a importância que pode trazer para para o seu negócio — e olha que as vantagens são muitas.

Para entender um pouco melhor sobre o assunto, como uma identidade pode te ajudar a alavancar as vendas e te tornar mais reconhecido no mercado, então não deixe de ler a postagem de hoje até o final.

Afinal, o que é identidade visual?

Ela é formada por frases, imagens e logos que comunicam a missão, visão e valores de uma empresa. Todos esses elementos formais representam visualmente uma marca e, como você deve imaginar, a identidade visual que ela tem.

A identidade é composta por símbolos visuais que se complementam com cores, logotipo, grafismo e vários outros detalhes que simbolizam o que a empresa quer comunicar. De um modo geral, ela representa a “cara” da marca, ou seja, como ela quer ser reconhecida.

Como ela pode ajudar meu negócio?

Se você ainda não consegue perceber como esse conceito pode ajudar seu negócio, então não se preocupe. Levantamos alguns dos motivos aqui mesmo:

Transmite confiança para o cliente

Quando você se familiariza com uma marca, é natural que se sinta mais seguro quando consume produtos dela. Isso porque você já sabe que ela tem um bom posicionamento de mercado e, por consequência, uma boa qualidade de entrega.

Caso ainda não esteja entendendo com clareza, vamos trazer um exemplo. A Coca-Cola é um exemplo bem-sucedido, já que a coloração vermelha de sua marca e seus slogans “Viva o lado bom da vida” acabaram se tornando de conhecimento de muitas pessoas.

Qualquer pessoa que compre uma Coca-Cola sabe que encontrará um produto que não varia muito dos outros modelos consumidos. Isso traz confiança e faz com que o cliente fique ainda mais propenso para comprar das próximas vezes.

Você deve adotar um padrão mais ou menos similar para sua marca/negócio. Faça com que seus clientes saibam que estão adquirindo algo de qualidade e, por isso, tenham mais confiança para comprar repetidas vezes.

Facilita a identificação da empresa

A identidade visual é tão importante que quando construída de forma consistente ajuda muito na identificação do seu negócio.

Pense por alguns segundos: basta passar na frente de uma loja amarela e vermelha com um M na porta para saber que estamos em um McDonald’s, não é mesmo? A marca é tão forte que nem sequer precisamos da descrição de onde estamos.

Esse é outro motivo porque você também deve investir nesse caminho: uma oportunidade de tornar seu negócio reconhecido de forma mais fácil. Pode apostar: isso tem uma relação direta com as vendas!

Atinge seu público alvo

Uma identidade visual não é feita de qualquer maneira. Ela envolve muito estudo, análise de comportamento e direcionamentos um tanto quanto específicos. A construção da identidade, por exemplo, considera de forma direta o seu público alvo, fazendo com que fique mais fácil atingi-lo.

Essa é uma maneira de fazer com que eles fiquem ainda mais atraídos pelo seu negócio, aumentando consideravelmente as chances de convertê-los em clientes.

Depois de entender como a identidade visual é importante, não deixe de investir nesse ponto. Aposte em um nome e slogan fortes, uma logomarca que seja única, um cartão de visitas atrativo e um website bem montado. Esse é o tipo de investimento que não podemos deixar para depois!

E aí, gostou das nossas dicas? Então garanta o recebimento de todas elas no seu e-mail: assine a nossa newsletter e conte com a nossa ajuda para alavancar seu negócio!