Quando se fala em decoração para restaurante, é preciso levar em consideração alguns detalhes importantes que poderão fazer toda a diferença, tais como o estilo do negócio, público-alvo e tamanho do espaço, por exemplo. Do clássico ao moderno minimalista, tudo é possível quando se fala em decoração, basta que você esteja atento a alguns detalhes para criar a estética perfeita para o seu restaurante.

A decoração de uma lanchonete permite algo mais descontraído, até mesmo voltado para o lúdico. Já um restaurante italiano nos remete a algo mais tradicional, por isso, uma decoração mais simples e inspirada nas cantinas italianas se torna mais apropriada. Esses são exemplos de como a decoração poderá trazer versatilidade, desde que sejam respeitadas algumas características dos espaços.

Neste post, separamos algumas dicas essenciais para você que precisa escolher a decoração do restaurante, mas ainda nem sabe por onde começar. Confira tudo logo abaixo!

Os detalhes mais importantes da decoração

A função de criar um espaço envolve a escolha de mobiliário, itens de decoração, cartela de cores que poderão ser usadas e até mesmo quais tipos de plantas se encaixam melhor em cada canto. Por isso, primeiramente determine a atmosfera que o seu restaurante deverá ter, de acordo com o seu segmento. Pode ser bistrô, lanchonete, restaurante com buffet, pizzaria ou até mesmo uma cafeteria, por exemplo.

Em seguida, liste os tipos de decoração que mais combinem com o espaço, tais como uma linha mais clássica, estilo rústico, moderno e minimalista, enfim, não faltam opções. Lembre-se de que a decoração significará parte da essência do seu negócio, então, pense muito bem antes de defini-la.

Com o estilo escolhido, chegou o momento de pensar nas cores que funcionarão como os complementos perfeitos para os móveis e itens de decoração. De acordo com alguns estudos, cores mais fortes e quentes, como o vermelho, laranja e amarelo funcionam muito bem para ambientes dinâmicos, como é o caso de restaurantes estilo fast food.

Já lugares mais sóbrios, comumente visitados por adultos, pedem tonalidades mais frias, como preto, branco, azul e cinza. Esses ambientes são muito usados para encontros familiares, almoços de negócios, ou seja, demandam uma atmosfera mais séria. Mas para quebrar a frieza das cores, nada melhor do que investir em móveis de madeira e papeis de parede que criem um contraste, deixando o espaço mais aconchegante.

Decoração para restaurante temático

Hoje em dia, existem diversos restaurantes temáticos, como mexicanos e japoneses, por exemplo. Nesses casos, vale a pena investir na criatividade para fazer com que o menu “converse” com a decoração. Em um restaurante japonês, o uso de luminárias, almofadas, móveis de madeira e combinação de cores intensas criam um espaço bem intimista, aconchegante e que nos remete a uma casa japonesa.

No caso de um restaurante mexicano, o lado lúdico entra em cena com a combinação de um mix de cores muito diferentes, como o branco, azul, verde, roxo e pink. Sem contar o uso de elementos gráficos e estampas florais que nos fazem lembrar a alegria da cultura mexicana. Ou seja, de clássico, esse tipo de decoração não tem nada!

Considere seu público-alvo

Claro que se for um restaurante temático, como os citados acima, a decoração poderá ser planejada mais facilmente. Mas lembre-se de que independentemente disso é preciso considerar também o público-alvo, se é infantil, jovem e/ou adulto. A decoração também precisa ser personalizada, afinal, seu restaurante é único e os clientes precisam enxergar isso não apenas através dos pratos, mas também no ambiente.

Gostou das nossas dicas sobre decoração para restaurante? Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no YouTube e também no Facebook!