Com a chegada das festas de final de ano, algumas comidas típicas que não podem faltar nas comemorações também começam a aparecer nos supermercados. E uma das estrelas dessa época tão importante é o panetone, que ao longo desses anos foi passando por reformulações e hoje pode ser encontrado em versões que vão muito além do tradicional, feito com frutas cristalizadas.

Há inúmeros tipos de panetones, recheados e/ou cobertos com diferentes complementos que agradam aos mais variados paladares. Frutas, sorvete, chocolate, mousse, brigadeiro e doce de leite são apenas algumas das opções que podem ser usadas para complementarem essa delícia que surgiu na Itália, mas não pode faltar nas mesas brasileiras no final do ano.

E para você já começar a se preparar para essa época tão especial, neste post falaremos sobre algumas versões de panetones que são ótimas ideias para você conhecer ainda esse ano. Confira!

Sabores que já são clássicos

Existem várias lendas que tentam contar a história do panetone, mas uma das ideias mais aceitas nos dias de hoje é que essa iguaria surgiu no norte da Itália, mais especificamente na região de Milão. A receita tradicional leva frutas secas como uva passa, laranja e figo. No entanto, hoje em dia, é possível encontrar uma infinidade de sabores de panetone ao percorrer os corredores dos supermercados.

No Brasil, recheios como brigadeiro e doce de leite já são comuns entre os panetones. (ou seja, já podem ser chamados de “clássicos modernos”). Até mesmo quem apenas se aventura um pouco mais na cozinha pode preparar essas versões, pois basta ter um panetone tradicional e escolher o recheio de sua preferência. Não tenha dúvidas de que qualquer uma dessas opções será um sucesso nesse Natal!

Para os fãs de chocolate

Já para quem é fã de chocolate, a dica não é apostar não somente no recheio ou cobertura feitos com o ingrediente. Substitua as frutas secas e cristalizadas por gotas de chocolate e o resultado será incrível, principalmente para os chocólatras de plantão! Basicamente, a receita de panetone de chocolate é igual a versão original — com sua sutil diferença na ausência das frutas.

Panetones trufados

Panetones trufados também fazem parte da lista dos preferidos entre os brasileiros. Mas, para sermos sinceros, não poderia ser diferente: tanto o recheio quanto a cobertura com chocolate permitem combinações deliciosas para todos os paladares!

Para quem adora a combinação entre doce de leite e chocolate, por exemplo, a dica é rechear um panetone tradicional ou com gotas de chocolate com doce de leite. A cobertura pode ser com ganache de chocolate ao leite ou branco: é só escolher o que mais agrada a clientela.

Opções com sorvete

Aqui em nosso hemisfério, as comemorações de final de ano acontecem justamente no verão. Sendo assim, nada melhor do que apostar também na refrescante combinação de panetone com sorvete!

Isso mesmo: rechear o panetone com sorvetes de diferentes sabores como chocolate e creme é uma alternativa para servir uma sobremesa diferenciada, que vai agradar adultos e crianças. Afinal, quem não adora sorvete?

Sabores diferentes

O mais comum é encontrarmos receitas doces de panetone, mas a criatividade dos brasileiros é tão grande que hoje também já temos panetones salgados! A massa dessa opção não é muito diferente: é praticamente a mesma do tradicional, mas sem o açúcar. No recheio, a dica também é variar, usando diferentes tipos de queijos, defumados como linguiça calabresa e presunto, azeitonas e o que mais a sua criatividade permitir!

E você, já conhecia toda essa variedade de tipos de panetone? Aproveite também para descobrir tudo o que a Nova Safra oferece para você que trabalha com alimentos. Entre em contato conosco e saiba muito mais!

banner-6