Festas grandiosas e com incontável número de convidados já não estão mais em alta. Hoje, pequenas celebrações são muito mais interessantes, pois as pessoas estão prezando pela exclusividade. Seguindo essa tendência, certamente você já deve ter ouvido falar sobre o que é Petit Comité, mas não sabe exatamente o que essa expressão significa ou mesmo tem dúvidas sobre quais tipos de festas podem seguir esse estilo.

A boa notícia é que as festas do tipo Petit Comité são bem versáteis, pois funcionam muito bem em aniversários, batizados, casamentos, noivados, entre muitas outras celebrações. O segredo está na escolha dos convidados, tipos de comidas e bebidas que serão servidas e atenção especial quanto a detalhes como decoração — o que não pode faltar em nenhuma festa!

E para você que está planejando uma festa e tem dúvidas quanto à organização, preparamos este post com dicas sobre como criar um evento estilo Petit Comité com toda a exclusividade e sofisticação que você procura. Confira!

O que é Petit Comité?

O termo “Petit Comité” é de origem francesa e significa algo como “pequeno grupo”, o que é a essência desse tipo de celebração. O importante, nesse caso, é uma comemoração íntima, com convidados selecionados a dedo para aproveitarem um momento único que, certamente, se tornará inesquecível.

Basicamente, para organizar um Petit Comité você precisará começar pela lista de convidados. Como não existe um número exato de quantas pessoas poderão ser convidadas, a dica é usar o bom senso e realmente selecionar o menor grupo possível de pessoas importantes para aquela situação.

Por exemplo, para um casamento, é interessante convidar os parentes que são mais próximos dos noivos e os amigos mais íntimos. Nada de estender a lista para agradar familiares que os noivos mal têm contato ou mesmo aqueles “amigos” com quem não há um certo nível de convivência há algum tempo.

Como decorar o ambiente?

A ideia de fazer um Petit Comité é oferecer um ar mais intimista. Sendo assim, é preciso ter atenção redobrada quanto a todos os detalhes, inclusive na decoração. Como se trata de um evento com proporção menor e o diferencial será o clima mais íntimo, o próprio anfitrião poderá pensar uma decoração estilo handmade.

Procure referências que te agradem, defina uma cartela de cores que será usada, aposte na delicadeza e charme das flores para compor arranjos, entre outros aspectos que julgar importante. Não se esqueça das lembrancinhas, que também podem ser feitas por você.

O que servir?

Com um número limitado de convidados, a quantidade de comida também não precisará ser exagerada. Nesse quesito, a dica é fazer um levantamento sobre o que os convidados mais gostam e criar um menu baseado nessas preferências. Não tenha dúvidas de que você acertará em cheio e criará ótimas memórias entre as pessoas que estarão na festa.

Como em qualquer ocasião festiva, crie um menu com entradas, pratos principais e sobremesas — incluindo um delicioso bolo. Nada precisa ser complicado, mas dê atenção ao sabor de tudo o que será servido e não se esqueça de criar um menu harmônico e coerente com a ocasião.

E agora que você já sabe o que é Petit Comité, está animado para organizar uma festa? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e informar seus amigos sobre essa tendência!

banner-6