A organização e o planejamento são fundamentais para garantir o sucesso no ramo de festas e eventos. Por ser um ramo em que a infraestrutura é muito observada pelos clientes, a escolha de equipamentos para buffet é um de seus componentes mais importantes.

Junto à gestão, a aquisição de insumos, máquinas, utensílios e eletrodomésticos de ponta faz toda a diferença. O mercado é bastante competitivo. Um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) em parceria com o Sebrae revelou que, em 2013, só o setor de eventos respondeu por 4,3% do PIB Brasileiro.

Portanto, se você quer mesmo fazer bonito, deve preparar seu buffet para que a experiência de seus clientes seja inesquecível. Isso começa com os equipamentos que serão utilizados na preparação dos pratos e demais iguarias servidas nas festas. Continue lendo e entenda mais sobre alguns dos itens essenciais:

1. Mesas e cadeiras

A não ser em eventos corporativos rápidos, em que se servem finger foods que podem ser degustadas em pé, você precisará contar com mesas e cadeiras para acomodar os convidados.

Embora o plástico seja um material barato para mobília, mais leve e fácil de transportar, o investimento em mobiliário de ferro pode conferir um toque maior de elegância.

Uma alternativa é contar com o aluguel de mesas e cadeiras, que é uma opção que, além de poupar espaço para posterior estocagem, é ideal para atender eventos cujo número de convidados não foi corretamente passado.

2. Geladeiras e freezers

Contar com espaços adequados para conservar alimentos perecíveis é essencial para um buffet. Nesse caso, o ideal é ter à disposição pelo menos dois freezers horizontais. Assim, em casos de festas com grande número de convidados — formaturas, por exemplo —, as demandas dos convidados podem ser plenamente atendidas, sem desperdício de insumos e alimentos.

No entanto, a aquisição de dois aparelhos pode sair caro para quem está começando. Sendo assim, tente garantir, pelo menos, uma geladeira e um freezer horizontal. Na impossibilidade de comprar novos, existe uma infinidade de aparelhos usados à venda: basta uma procura criteriosa em sites de artigos de segunda mão que é possível encontrar boas ofertas.

3. Fogão industrial

Outro dos equipamentos imprescindíveis para buffet é o fogão, que, no caso de uma empresa de eventos, deve ser industrial. Em relação a um fogão comum, o industrial permite o preparo dos alimentos muito mais rápido, já que emite chamas mais intensas.

Eles também são muito mais duráveis, uma vez que são fabricados em aço, numa estrutura mais sólida do que os fogões caseiros. No entanto, embora funcionem com gás em botijão, os fogões industriais não contam com forno, que deve ser providenciado à parte — igualmente industrial, de preferência.

Tudo bem: na verdade, toda a cozinha de um buffet precisa ser industrial, principalmente se os eventos que pretenda servir forem de grande porte. E, como em toda cozinha profissional, é imprescindível não descuidar dos utensílios: possua pelo menos duas peças de cada para garantir que nada deixará de ser preparado enquanto um estiver sendo usado.

4. Alimentos e ingredientes de qualidade

Será inútil ter um aparato profissional se a qualidade dos insumos e alimentos não for compatível. Para isso, procure trabalhar com fornecedores de confiança, dos quais você conheça a origem dos produtos adquiridos.

Lembre-se de que, como buffet, você precisa oferecer aos clientes o que eles geralmente não encontram nos supermercados e no varejo comum. Portanto, é muito importante que eles sintam essa diferença no paladar.

A aquisição de equipamentos para buffet de ponta aliada ao seu talento, trabalho em equipe e ingredientes de primeira certamente farão do seu buffet uma atração à parte.

Se você gostou do conteúdo e quer se manter por dentro de tudo que acontece no mercado de festas, eventos e no ramo alimentício, siga nossa fanpage no Facebook e assista nossos vídeos em nosso canal no YouTube, com dicas e receitas. Nos vemos lá!