Todo profissional envolvido na manipulação de alimentos carrega consigo uma grande responsabilidade: zelar pela saúde de seus clientes. Afinal, de que adianta produzir pratos lindos, cheios de sabor e com um aroma que enche o ambiente, se depois de ingerir esses alimentos nossos clientes estarão expostos a sérios riscos à saúde?

Este guia vai ajudar você a conhecer as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acerca dos processos de higiene exigidos na cozinha, além de apresentar formas simples e eficazes de manter sua produção sempre limpa e livre de contaminações.

1. Mantenha cuidados básicos com a higiene pessoal

Por mais importante que seja a limpeza e manutenção do ambiente de produção e dos utensílios utilizados, um item que requer especial atenção é a higiene pessoal dos manipuladores. Isso porque são eles que estarão sempre em contato direto com os alimentos antes, durante e depois dos processos de cozimento.

Dessa forma, é essencial que todos os colaboradores envolvidos na produção e manipulação de alimentos estejam atentos aos seguintes cuidados com a higiene pessoal:

  • manter as unhas sempre bem aparadas e limpas;
  • evitar tossir ou espirrar próximo aos alimentos;
  • não apresentar barba ou bigode;
  • cuidar bem da saúde;
  • evitar falar próximo aos alimentos;
  • lavar as mãos com frequência.

Entretanto, mesmo esses cuidados podem não ser suficientes. Para que você possa garantir a segurança alimentar dos seus clientes e funcionários, alguns utensílios e equipamentos podem ajudar.

2. Use máscara durante a manipulação de alimentos

O uso de máscaras, embora não seja obrigatório em todos os momentos, pode ser incentivado sempre que lidamos com proteínas de origem animal ainda cruas, como frango e carne de porco.

Além disso, funcionários que estejam com algum tipo de alergia respiratória devem utilizá-la até que melhorem seu estado, a fim de evitar a contaminação dos alimentos.

Outro uso interessante para as máscaras é quando os funcionários trabalham em pares ou equipes: nessas circunstâncias, é comum que conversem entre si e o uso de máscaras protege os alimentos de saliva e microrganismos que vivem na boca.

3. Coloque a touca antes de acessar a cozinha

Um dos itens mais fundamentais em qualquer cozinha, a touca deve ser descartável ou estar sempre bem limpa e em bom estado.

As toucas devem ser utilizadas todo o tempo dentro dos ambientes de manipulação de alimentos e por todos que estejam nesses ambientes, ainda que de forma passageira. Ao utilizar a touca, é importante que ela cubra completamente os cabelos e orelhas, garantindo que nenhum fio fique exposto e possa contaminar os alimentos.

Mesmo ao utilizar um chapéu de chefe de cozinha, este deve ser utilizado por cima da touca, a fim de garantir que todos os cabelos estejam cobertos.

4. Sempre use luvas para a manipulação de alimentos

Outro item de primeira ordem, as luvas devem ser descartáveis, podendo ser de látex ou vinil. Deve-se utilizar as luvas sempre que se for manipular alimentos que serão servidos crus (como saladas) ou que já tenham passado por processo de cocção (como carnes já prontas para servir).

É importante lembrar de sempre lavar as mãos antes e depois de usar as luvas, bem como de trocá-las sempre que se for manipular alimentos diferentes, para evitar a contaminação cruzada.

5. Não deixe de trabalhar com o uniforme

O uniforme de cozinha, geralmente composto por calça e uma bata ou dólmã, deve ser utilizado apenas dentro do ambiente de trabalho, para que não traga bactérias e sujeira da rua para o ambiente de produção.

É importante que o uniforme seja de cor clara e esteja sempre limpo e bem conservado. Dessa forma, tanto clientes quanto funcionários estarão protegidos.

Então, preparado para trabalhar com higiene e segurança na manipulação de alimentos? Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre esses equipamentos, entre em contato conosco! Será nosso grande prazer ajudá-lo!