A escolha de um buffet para eventos empresariais deve ser feita com bastante critério. Afinal, em eventos, é a imagem da empresa que está em jogo. Embora a ocasião possa ser festiva, os objetivos que motivam cada evento, em geral, são sérios.

Na sabedoria popular, costuma-se dizer que não adianta fazer festa para outros falarem mal. Em eventos corporativos não é diferente, no entanto, isso só acontece quando realmente alguma coisa deixa a desejar.

Portanto, se o seu buffet precisa se preparar adequadamente para cobrir um evento empresarial, acompanhe atentamente este artigo. No final da leitura, você deverá ter informações úteis para garantir o sucesso do seu buffet e a satisfação de seus clientes.

Tenha uma estimativa de público

A informação mais importante a ser apurada antes de organizar os preparativos para um evento é saber quantas pessoas estarão presentes. Essa é uma tarefa relativamente simples, já que uma lista de convidados, geralmente, é fornecida pela organização do evento ou pelo setor da empresa responsável pelos convites.

Para quem opera com catering, contabilizar com precisão o número de convidados é fundamental. Por ser um tipo de buffet ainda mais completo, nessa modalidade de serviços, que oferece toda a infraestrutura pré e pós evento, a logística deve ser orientada em função do público.

Conheça a cultura da empresa

Quando somos convidados para uma festa infantil, o bom senso nos manda comprar brinquedos, jogos ou itens de vestuário para crianças para dar de presente. No caso de um buffet para eventos empresariais, a lógica é parecida. Ao ser contratado para servir em uma festa promovida por uma empresa, é necessário conhecer o tipo de organização com quem vamos nos relacionar.

Por exemplo, digamos que você esteja planejando servir finger food no evento para o qual foi contratado. Em ciclos de treinamento ou seminários, será que porções pequenas de escondidinhos ou pequenos sanduíches, como os wraps, darão conta de saciar o apetite das pessoas?

Há empresas que não têm na sua cultura a realização de eventos informais, enquanto em outras a informalidade é quase regra. Cabe a você ter um olhar atento e decidir pelo cardápio e apresentação compatíveis.

Informe-se sobre a duração do evento

Da mesma forma que saber quantos serão os convidados e qual o perfil da empresa, estipular o tempo de duração é imprescindível. Se estamos falando de uma breve reunião de negócios, certamente o buffet deverá preparar quantidades menores, assim como um cardápio com refeições ligeiras ou petiscos.

No caso de workshops, palestras ou apresentações, é provável que o tempo de duração se estenda. Para até 4 horas de duração, duas refeições leves deverão bastar, mas se a duração se estender por mais tempo, talvez seja mais adequado pensar em um cardápio que contemple ou almoço ou jantar. Se for servir carnes, 200g por pessoa devem bastar, assim como no caso das massas. Se houver um misto de carnes e massas, uma divisão de 120g de massa para 180g de carnes garante a satisfação. Multiplique as quantidades pelo número de refeições que serão servidas, considerando o tempo de duração do evento.

Tenha os melhores equipamentos

Eventos corporativos são acontecimentos marcados pela intensidade. Tudo é muito mais rápido e exige enorme capacidade de superar falhas, em se tratando das atividades a cargo de um buffet.

Tendo em vista a exigência sempre muito elevada do público empresarial, contar com equipamentos e utensílios que garantam um serviço em alto nível é mandatório. Imprevistos sempre acontecem, e nessas horas, quem está bem equipado tem melhores condições de se recuperar a tempo de evitar uma má impressão.

Adequar um buffet para eventos empresariais exige a observação de todos os detalhes, afinal, são ocasiões em que a identidade corporativa está em jogo. Quando a festa é um sucesso, podem ser formadas parcerias de longos anos, por outro lado, se algo não sair conforme esperado, a reputação do buffet é seriamente abalada.

Como se pode perceber, garantir que tudo dê certo em eventos empresariais depende de muito planejamento. E você, tem alguma ideia, ou gostaria de acrescentar algo? Deixe um comentário, será um prazer saber sua opinião!