Para quem trabalha no setor de gastronomia, os benefícios do óleo de algodão podem ser um diferencial. Existem diversas opções de óleos saudáveis para preparo de alimentos, como de canola, de coco, de girassol ou, até mesmo, azeite de oliva. No entanto, no caso do óleo extraído da semente do algodão, as propriedades nutritivas são ainda mais abrangentes.

Se você está pensando em aderir ao óleo de algodão para oferecer aos seus clientes opções mais saudáveis, acompanhe este artigo e conheça mais detalhes sobre todos os seus benefícios!

1. Ajuda o sistema imunológico

No óleo com origem na semente do algodão existem antioxidantes que ajudam a fortalecer as defesas do organismo. Essas substâncias promovem o equilíbrio na contagem de radicais livres, moléculas com propriedades oxidativas que, quando se multiplicam em excesso, podem provocar agravamento em doenças crônicas. Portanto, ao ingerir alimentos ricos em antioxidantes, você contribui para reduzir o chamado estresse oxidativo.

2. Faz bem para o coração

Entre as substâncias boas para a saúde presentes no óleo de algodão está o ácido gamalinolênico. Trata-se de um tipo de ácido que reduz os níveis do LDL, mais conhecido como colesterol ruim. Além disso, embora as gorduras saturadas estejam em sua composição, há expressiva concentração de gorduras benéficas, como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, essas, sim, boas para a saúde.

De qualquer forma, embora o óleo de algodão seja saudável, o preparo de alimentos com óleo, independentemente da origem, deve ser feito com bastante cautela, considerando, entre outros fatores, a frequência de reaproveitamento, visando garantir a manutenção das suas propriedades nutritivas e do sabor.

3. Combate o colesterol ruim

Como já citado, graças à presença de gorduras boas para a saúde, com a ingestão de óleo de algodão é possível reduzir os índices de colesterol LDL. Com essa redução, doenças que surgem em decorrência do aumento em seus níveis, como arterosclerose, pressão alta, problemas articulares, entre outras, são prevenidas.

Os benefícios do óleo de algodão podem ser aproveitados também porque ele é um substituto para a gordura hidrogenada no preparo de alimentos. Embora ela seja indicada em alguns casos, para quem quer evitar o colesterol ruim, o melhor mesmo é usar o óleo proveniente da semente do algodão.

4. Melhora a capacidade cognitiva

O desenvolvimento de doenças degenerativas e que afetam a cognição, como demência e Alzheimer, está ligado a uma dieta desequilibrada. Para evitar essas moléstias, o óleo de algodão é mais um aliado, já que, por ser rico em gorduras monoinsaturadas, age prevenindo o aparecimento de problemas ligados à memória e ao sistema nervoso em geral.

O cuidado com a alimentação saudável, nesse sentido, deve ser especialmente direcionado a pessoas idosas — que são as mais suscetíveis a desenvolver doenças neurodegenerativas.

Portanto, além de oferecer um reforço na cozinha, os benefícios do óleo de algodão podem ajudar a manter uma melhor qualidade de vida. Opte por esse ingrediente e faça pratos mais saborosos e saudáveis!

Além do uso do óleo de algodão, podemos ajudar seu negócio no ramo alimentício a prosperar de muitas outras formas. Entre em contato com a gente e conheça a grande diversidade de produtos e serviços que temos a oferecer. Conte com a Nova Safra!