Não tem como fugir: as compras e vendas online chegaram para ficar — e prometem ter cada vez mais força. O mercado da internet vem se tornando mais consistente, e prova disso é que, agora, atinge até mesmo a comercialização de alimentos (algo inviável há alguns anos).

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar boas práticas para montar uma confeitaria online. O negócio é altamente promissor e deve ter cada vez mais adeptos. E aí, quer saber como fazer para entrar com tudo nesse setor? Então, anote as dicas a seguir:

1. Comece criando um e-commerce

Antes de pensar em como alavancar as vendas e divulgar seu negócio, uma coisa é certa: é preciso começar. Montar uma confeitaria online envolve a criação de um e-commerce bem planejado.

Para isso, faça fotos de todos os doces, bolos, tortas e guloseimas que você produz. Lembre-se de caprichar nesse ponto, pois seus clientes não sentirão o cheiro e nem poderão visualizar as mercadorias ao vivo, então, é fundamental oferecer imagens atrativas e de qualidade.

Faça com que a página tenha fácil acessibilidade e seja autoexplicativa. Assim, as pessoas não deixarão de comprar por não entenderem como navegar.

2. Tenha um blog

Os blogs representam, atualmente, uma das melhores estratégias online. Ter um espaço desse tipo ajudará a ranquear bem o seu site e, desse modo, pode te dar um posicionamento de especialista no assunto. Portanto, aproveite a página para compartilhar algumas dicas, receitas mais simples, métodos de conservação e o que mais achar interessante a respeito da área de confeitaria.

3. Explore as redes sociais

As redes sociais têm papel indispensável quando ao assunto é uma estratégia de marketing digital. Por isso, esteja em todas as redes interessantes para seu público e entenda que essas plataformas virtuais são como vitrines para o seu negócio. Explore opções no Facebook, no Instagram, no Twitter e em demais redes que você considere importantes.

Uma boa dica é explorar, nas publicações, a produção, os recheios e, claro, as experiências dos seus clientes. Isso tudo faz muita diferença e motiva as pessoas a terem mais curiosidade em seguir a sua confeitaria.

4. Ofereça um cartão fidelidade

Quer coisa melhor para atrair os clientes que um cartão fidelidade? Faça com que eles ganham um brinde ou uma recompensa depois que comprarem um determinado número de vezes. As pessoas costumam adorar esse tipo de estratégia, que estimula compras com mais afinco.

Além disso, o cartão fidelidade é uma ótima forma de garantir divulgação. Afinal, as pessoas se sentem mais propensas a comprar quando descobrem esses tipos de benefícios. Logo, uma estratégia que parece simples e antiga pode, ainda, ser bem eficiente, principalmente quando divulgada online, com ainda mais poder de publicidade.

5. Aposte em práticas de encantamento

O que faz com que seu cliente compre de uma confeitaria online? É claro que o encantamento que você provoca! Por isso, é fundamental ser consistente e fazer com que as pessoas percebam valor nos produtos e na marca como um todo. Quando conseguir fazer isso, já vai ter praticamente tudo o que seu negócio precisa para decolar na internet.

6. Mantenha-se atualizado

É natural que um mercado novo e com um nicho tão específico, como uma confeitaria online, passe por mudanças constantes, não é mesmo? Para não sofrer com as alterações, preste atenção nelas e aja antecipadamente. Estude e mantenha-se de olho em todas as novidades. Assim, o seu negócio poderá crescer com mais facilidade!

Agora que você já sabe o que fazer e o que considerar na hora de montar uma confeitaria online, não deixe de colocar todos esses pontos em prática e ter seu negócio rodando do jeito mais acelerado possível! E você, conhece alguma outra alternativa bem-sucedida? Comente no espaço abaixo e ajude outras pessoas também!