Assim como a cozinha de casa, uma cozinha industrial precisa estar sempre limpa. Com a utilização contínua, é possível que ingredientes como farinha, açúcar e ovos fiquem acumulados nos cantinhos dos utensílios e superfícies, algo que uma limpeza simples não consegue eliminar.

A higienização de confeitaria é primordial para garantir que os doces preparados não sofram qualquer tipo de contaminação que afete o consumidor final. Essa limpeza é feita usando produtos profissionais, que garantem um resultado mais eficaz.

É necessário ficar de olho na limpeza dos equipamentos, dos utensílios usados e também do ambiente — as superfícies, o chão e as paredes devem ser constantemente higienizados.

Se você está se perguntando como fazer isso da melhor forma possível, veja as dicas a seguir e descubra alguns segredos para limpar de verdade a sua cozinha.

Produtos e equipamentos exclusivos

Para começar, é importante separar bem os equipamentos de limpeza da sua cozinha. Isto é, tudo o que for utilizado para a higienização desse ambiente (panos, buchas, acessórios, vassouras etc.) deve ser de uso exclusivo para esse fim.

Essa é uma forma de impedir que haja contaminação cruzada de outros ambiente para a sua cozinha. Fique de olho, também, na qualidade dos materiais utilizados: não use panos, esponjas e acessórios velhos, já que eles podem facilitar o acúmulo de micro-organismos.

Prefira marcas profissionais e compre sempre de fornecedores confiáveis, para garantir a procedência.

Limpeza seca

Para começar, o ideal é varrer com bastante cuidado todo o ambiente, incluindo os locais de difícil acesso (embaixo dos móveis, nos cantinhos etc.). Utilize, também, um pano para tirar o pó e eventuais resíduos sólidos das superfícies, como armários, fogão e pia.

Nessa etapa, retire os sacos das lixeiras e descarte-os adequadamente, em ambiente externo. Lixeiras de cozinha precisam ficar sempre tampadas, para evitar contaminação do ambiente.

Limpeza com água e sabão

Depois de retirar o pó, é hora de realmente lavar as superfícies usando água e um detergente adequado. Lembre-se de começar sempre de cima para baixo nas paredes, cuidando para não molhar as tomadas. Higienize também com detergente as lixeiras antes de colocar novos sacos de lixo.

É importante, nessa etapa, tomar cuidado para não deixar resíduos de sabão no ambiente. Lave com bastante água corrente para ter certeza de que os produtos foram corretamente enxaguados.

Desinfecção por calor ou cloro

Muitos objetos, acessórios e ambientes podem ser desinfectados usando fontes de calor para isso. Por exemplo, panelas, espátulas e outros equipamentos podem ser imersos em água fervente por cerca de 15 minutos para garantir limpeza mais profunda e adequada.

Para superfícies maiores, você pode usar métodos químicos de desinfecção, como a utilização de cloro diluído nas devidas proporções. Essa é uma recomendação da OMS e da Anvisa, já que o cloro é um poderoso agente de limpeza profunda.

Viu como não é difícil manter a higienização de confeitaria? O importante é sempre utilizar panos e esponjas novas, além de bons equipamentos.

Aproveite e veja o nosso post com dicas para produtos de limpeza e higiene e dê o próximo passo na sua nova carreira.