Apesar de ser um produto bem popular, poucas pessoas conhecem os diversos tipos de vinagre disponíveis no mercado. Esse “vinho azedo”, como é conhecido na França, além de dar sabor a diversos pratos, traz muitos benefícios à saúde.

Você sabe quais são os tipos de vinagre mais conhecidos? Como são feitos e de que forma são utilizados? Não se preocupe!

Listamos os 4 principais tipos de vinagre, seus benefícios e utilizações. Confira!

Balsâmico

Na gastronomia, é considerado o “rei dos vinagres” devido ao seu gosto elegante, único e refinado. Possui coloração escura e textura densa, além do sabor acentuado. Seu nome deriva do vocábulo latino balsamicu: que tem propriedades do bálsamo, aromático, perfumado.

A diferença entre o vinagre balsâmico e os outros tipos de vinagre é a fermentação natural, cuja maturação pode durar até 12 anos, assim como acontece com os vinhos.

Aromatizado

Geralmente, esse tipo de vinagre é utilizado para temperar saladas de folhas, mas também pode ser usado como tempero de carnes e legumes. É conhecido por ressaltar o sabor da comida e dar um toque especial e único na preparação de um prato.

O interessante sobre esse tipo de vinagre é que pode ser aromatizado de diversas formas e com a adição de uma variedade de ervas como o tomilho, alecrim, manjericão ou qualquer outra que você tenha em sua horta.

De arroz

Esse vinagre rico em aminoácidos, repleto de benefícios à nossa saúde, é bastante famoso na cozinha oriental, principalmente na culinária japonesa. Inclusive, no Japão, é conhecido como Komezu. Ideal para a preparação de pratos agridoces, conservas e frituras.

Como o próprio nome já diz, esse vinagre é produzido por meio da fermentação do arroz, cujo processo de fabricação simples permite que ele seja feito em casa. Além do sabor mais suave do que a maioria, esse vinagre ajuda o sistema imune, protegendo o corpo de resfriados e infecções, além de ser bom para o coração, regulando o mau colesterol.

Orgânico

Também conhecido como vinagre de maçã, é pobre em nutrientes, mas possui uma alta concentração de ácido acético, auxiliando na perda de peso e sendo muito utilizado em dietas. Além disso, controla o nível de açúcar no sangue e fortalece o sistema imunológico, prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de tumores cancerígenos.

Muitos benefícios do vinagre orgânico foram comprovados cientificamente, ao passo que outros não puderam ser confirmados. Apesar disso, o vinagre orgânico ainda é utilizado como aliado na perda de peso e em processos de beleza, já que muitos acreditam que ele faz bem para a pele e para os cabelos.

O mercado gastronômico possui vários tipos de vinagre, feitos a partir de várias matérias-primas e cujos sabores são os mais variados possíveis. Tem para todo gosto, desde o mais azedo ao mais suave. Seja balsâmico, orgânico, de arroz ou aromatizado, uma coisa é certa: uma comida temperada com um bom vinagre é irresistível ao paladar.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de vinagre, que tal visitar o nosso site e conferir a nossa seleção de vinagres e azeites?