Quem é do ramo de restaurantes e padarias sabe o desafio que é manter o seu negócio sempre em alta nesses tempos de crise. Mas, apesar das previsões negativas quanto ao setor econômico brasileiro, as novidades sempre chegam, e a mente dos empreendedores mais visionários estão a todo o vapor.

Quer conhecer algumas das tendências que estão sendo implantadas na cozinha dos melhores restaurantes e como elas podem te ajudar a alavancar suas vendas e a transformar sua marca em referência no setor?

Continue acompanhando o texto e descubra!

Ideias simples e funcionais para restaurantes e padarias

Gerenciar um food service não é somente se preocupar com a qualidade da comida servida. É preciso manter uma clientela fiel e conquistar novos clientes e essas são tarefas que demandam muita criatividade e investimento.

No entanto, nem sempre grandes ideias gastam muito dinheiro ou exigem mudanças drásticas, como é de se imaginar. Grandes ideias podem ser muito simples e, ainda assim, causar grande impacto positivo! O segredo é estar sempre de olhos abertos e acompanhar as mudanças ao redor.

Expandir as formas de pedir comida, por exemplo, já se tornou uma necessidade, visto que os brasileiros, principalmente os que moram em centros urbanos, têm uma tendência cada vez maior de utilizar serviços delivery.

Experimente transformar sua padaria ou seu restaurante em um estabelecimento multicanal. Se você já oferece a opção “para viagem”, faça uma experiência com serviço delivery por telefone. Além disso, outra opção que tem ganhado muitos adeptos é oferecer serviço de entrega via internet ou via aplicativos de celular.

O equilíbrio entre inovação e tradição

Qual é o cliente que entra em um estabelecimento sem seu smartphone hoje em dia? As pessoas estão sempre conectadas, mesmo na hora de comer. Unir a tradição de seus serviços à inovação tecnológica, disponibilizando Wi-Fi ao público, por exemplo, é um diferencial importante.

Criar uma fan page nas redes sociais também é um investimento a ser pensado, já que, além de contribuir para divulgar sua marca, ajuda a conseguir novos clientes.

Saúde na cozinha em foco

O fácil acesso à tecnologia traz à tona outro ponto importante a se considerar: os clientes estão muito mais bem informados do que há alguns anos atrás e muito mais preocupados com sua saúde alimentar. A tendência fitness veio para ficar e não deve ser ignorada, mesmo se seu restaurante for especializado em massas, por exemplo!

Disponibilizar pratos no cardápio que atendam às novas necessidades dos clientes é uma ótima maneira de mostrar que seu estabelecimento não é obsoleto.

Comida sem glúten, integral, com baixa caloria, sem lactose, opções vegetarianas ou veganas (que não sejam somente salada!) são toques simples, mas que podem atrair um novo público bem fiel. No caso das padarias, inserir sucos detox no cardápio pode ser a forma ideal de trazer de volta aqueles que abriram mão dos carboidratos na dieta.

O foco aqui não é mudar seu cardápio, mas adaptar receitas, de modo que qualquer cliente possa ver em sua padaria ou restaurante um lugar que o acolha. Procure adequar sua cozinha, salão, atendimento e cardápio de acordo com o público, sem perder sua tradicionalidade.

Lembrar sempre quem é seu público-alvo e dedicar-se a ele é a chave para que seu food service seja sempre lembrado como o point preferido dos clientes!

Se você gostou de conhecer as tendências para restaurantes e padarias, vai adorar conhecer 5 dicas para reduzir despesas em seu estabelecimento comercial.