O dia das mães, a data de maior movimento do ano, deve ser tratado com carinho pelos donos de restaurantes para que o estabelecimento possa atender a demanda com qualidade. Grande parte das pessoas comemora esse dia especial com um almoço ou um jantar fora de casa. Então, quem possui estabelecimentos deve se preparar para atrair as famílias e oferecer um atendimento de qualidade também quando a casa estiver cheia. Para isso, vamos dar algumas dicas de como preparar os restaurantes para as comemorações em família.

O gestor de restaurante deve prestar muita atenção aos atrativos que pode oferecer a seus clientes no dia das mães. As famílias que saem para comemorar esse dia querem que o almoço de comemoração seja tranquilo e sem percalços. E esse dia, de grande movimento, é uma ótima oportunidade para divulgar o restaurante e atrair novos clientes. Listaremos algumas atitudes para conquistar os clientes no dia das mães e também para fidelizá-los, por que não?

Cardápio especial

Um diferencial do restaurante em datas comemorativas, como o dia das mães, é o cardápio ofertado. Ele deve sair do cotidiano do restaurante, mas sem deixar de lado os toques que atraem os clientes que já são frequentadores assíduos. Preparar um cardápio variado, com pratos que não demoram para ficarem prontos é essencial. Afinal, a demanda nesse dia é grande e as famílias não querem ficar esperando horas para poder comer. É importante lembrar também que, como é uma programação das famílias, sempre pode ter aquela pessoa com restrição alimentar e o restaurante deve oferecer opções a ela. Uma alternativa é organizar um buffet variado, no qual cada um pode escolher o que deseja. Promoções também são bem vistas pelos clientes.

Organização do espaço

A organização do ambiente deve prever uma maior circulação de pessoas no dia das mães. As mesas e cadeiras devem ser dispostas de maneira a não atrapalhar a passagem das pessoas. Se o restaurante vende outros produtos além dos pratos, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade de expor o que se vende de maneira organizada e atrair potenciais compradores.

Decoração do ambiente

Um dia de comemoração não deve parecer um dia normal, cotidiano. E a decoração tem um papel essencial nesse aspecto. O ideal é dar um toque de carinho nas mesas, mas nada muito exagerado e que polua visualmente o ambiente. Algumas sugestões são flores enfeitando guardanapos, jogos americanos e taças especiais.

Lembrancinhas para as mães

Por mais simples que seja, é sempre delicado oferecer uma lembrancinha para as mães que foram comemorar o dia delas no restaurante. Opções interessantes são flores, chocolates, cestas com produtos variados ou sabonetes. Quem sabe até um vasinho de cupcake? Outra opção é oferecer a sobremesa gratuitamente.

Atendimento de qualidade

Para evitar filas e clientes esperando para ser atendidos, o ideal é contratar trabalhadores temporários especialmente para o dia das mães. Mas para que dê tudo certo, é importante treinar bem a equipe, com atenção especial aos temporários, que devem estar familiarizados com a casa. Opções que podem favorecer o bom atendimento é abrir o local mais cedo e possibilitar reservas.

Opções para crianças

É quase certo que haverá crianças na comemoração do dia das mães. E para que elas não fiquem entediadas, é bom oferecer distrações. Mesmo que o restaurante não tenha espaço kids, é possível montar uma área para as crianças, com coisas simples, como lápis de cor e desenhos para colorir, ou pequenos brinquedos.

Gostou das nossas sugestões? Aproveite e confira opções de receitas especiais para datas comemorativas!