Você já notou como os serviços familiares estão sendo terceirizados? Existe uma tendência muito forte para o crescimento, cada vez maior, de serviços como a venda de alimentos prontos, lavanderias que buscam e entregam em casa as roupas lavadas e passadas, delivery de supermercado, entre outros.

Com o crescimento desenfreado e contínuo das cidades brasileiras, a refeição fora de casa ganhou um novo status. Ela deixou de ser uma opção de lazer e se transformou em necessidade. Da mesma forma, é cada vez maior a quantidade de pessoas que optam por pedir refeições prontas em casa, pois elas não têm tempo de preparar seus próprios alimentos.

De olho em uma fatia generosa e com muito recheio desse mercado, alguns empreendedores desejam montar uma pizzaria delivery. Quer saber quais são os 5 pontos cruciais que devem ser analisados antes da abertura do negócio? Confira logo abaixo:

1. Localização

Apesar de a pizzaria ser delivery, a localização impacta muito no negócio como um todo. Esse é um dos fatores que determinam o sucesso do seu empreendimento. Se os consumidores estiverem longe, as pizzas vão demorar mais para chegar, poderão chegar frias e você terá um gasto maior com o combustível da entrega. Pensando nisso, leve em consideração aspectos como o público-alvo, a população nos arredores da pizzaria, a quantidade e a qualidade dos concorrentes e as vias de acesso.

2. Exigências legais e específicas

A ajuda de um contador profissional é essencial nessa etapa do negócio. Ele auxilia em aspectos como a obtenção de registros, alvarás e o fornecimento de informações legais sobre o seu negócio. Dessa forma, você pode se dedicar a outros aspectos.

Listamos abaixo algumas exigências legais e específicas para esse tipo de empreendimento:

  • Registro da empresa em órgãos como a Junta Comercial, a Secretaria da Receita Federal, a Secretaria Estadual de Fazenda, a Prefeitura Municipal (para obter o alvará de funcionamento), a entidade sindical patronal, Caixa Econômica Federal (para recolher INSS e FGTS) e Corpo de Bombeiros.
  • A Prefeitura Municipal deve visitar o local para expedir o alvará de funcionamento.
  • Alvará de licença sanitária expedido pela Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde.

3. Estrutura

Para montar uma pizzaria delivery, você deve contar com uma estrutura que contemple cozinha semi-industrial, espaço para o armazenamento de bebidas, atendimento, escritório, instalações sanitárias para os colaboradores e estacionamento para os veículos que realizam as entregas.

4. Equipe de trabalho

A equipe de trabalho é uma das responsáveis pelo sucesso do seu negócio. São os colaboradores que vão atender os clientes pelo telefone, garantir os pedidos feitos e prepará-los da melhor forma possível. Cabe a eles, também, realizar a entrega em tempo hábil. Por esses motivos apresentados, a escolha da equipe de trabalho deve ser feita com muito critério e responsabilidade.

5. Cardápio

O cardápio de uma pizzaria delivery deve oferecer opções que diferenciem o seu negócio dos concorrentes. Para isso, busque por fornecedores que ofereçam matéria-prima de qualidade e com um preço competitivo, para que você repasse esses benefícios diretamente para os consumidores.

Assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos como este, que estimulam o empreendedorismo e te dão as dicas necessárias para abrir um negócio de sucesso!