Quem trabalha com gastronomia sabe que as cores, aromas, texturas e sabores fazem com que um prato ou quitute seja inesquecível. Entretanto, podemos dizer que, entre todas as áreas da gastronomia, a confeitaria é a que mais apetece aos olhos. Assim, o açúcar colorido e os confeitos são alguns dos maiores aliados de um confeiteiro experiente, que os utiliza para encantar os olhos antes mesmo do paladar.

Ao longo deste artigo, falaremos um pouco sobre os principais tipos de confeitos e açúcares coloridos, e como você pode utilizá-los na sua confeitaria. Confira!

O uso dos confeitos na confeitaria

A atenção aos detalhes e a dedicação para criar doces e sobremesas que encantam os olhos de quem as vê se tornou a marca de profissionais especializados nos mais diversos tipos de confeitaria: desde os maravilhosos bolos de casamento de vários andares, com suas delicadas rendas e poás brancos, até os doces temáticos de festas infantis, que trazem princesas e super-heróis da moda. ´Portanto, pode-se dizer que a confeitaria é a arte do detalhe e do encantamento.

Abaixo, listamos algumas possibilidades de uso tanto do açúcar colorido quanto de confeitos em diferentes cores e formas.

1. Brigadeiros

Talvez o doce mais emblemático da confeitaria nacional, o brigadeiro marcou a infância de crianças em todo o Brasil, sendo cobiçado e devorado avidamente em festas infantis e casamentos.

Hoje, o brigadeiro ganhou status de doce gourmet e pode ser encontrado com diferentes sabores e texturas: mais mole, de colher, de leite em pó, de chocolate belga, sem lactose, recheado e diversos outros.

Inicialmente, o doce recebia o formato de pequenas bolinhas de cerca de um centímetro e era passado em açúcar cristal. Depois vieram os confeitos de chocolate, que se consagraram tanto pela cor quanto pela textura e sabor que conferiam ao doce.

Hoje é possível encontrar desde splits (confeitos quadrados de chocolate) até os blossoms, que dão mais volume à sobremesa. Além disso, pode-se usar estrelas, bolinhas e confeitos coloridos para incrementar a cor dessa sobremesa.

2. Beijinhos

Outro doce tradicional, o beijinho é como uma espécie de brigadeiro branco, que leva coco no lugar do chocolate, e costuma vir enrolado em açúcar cristal.

Por ser um doce que não é recoberto por granulados vistosos, uma excelente opção para diferenciar seu beijinho é usar açúcar colorido na sua finalização. Aqui a criatividade não conhece limites: pode-se brincar à vontade com as cores, compondo uma linda paleta junto a decoração da festa.

3. Cupcakes

Um doce que conquistou seu lugar nas festas do brasileiro, o cupcake pode ser recheado ou simples, de diversos sabores, e apresentar diferentes coberturas, como o merengue, o brigadeiro e o leite condensado firme.

Se você deseja dar um toque mais alegre aos seus cupcakes, pode salpicar confeites coloridos sobre a cobertura. Aqui, pode-se brincar com as cores: se for uma cobertura de brigadeiro, utilize confeitos dourados; uma cobertura de merengue branco pode receber cores que combinem com a decoração da festa.

Gostou de aprender mais sobre os usos do açúcar colorido e dos confeitos para abrilhantar seus doces? Existem ainda inúmeras possibilidades que só a sua criatividade pode descobrir. Aproveite para conhecer nossa linha de confeitaria com produtos de primeira qualidade!