Cupcakes já foram considerados uma modinha quando começaram a ser importados dos Estados Unidos e da Inglaterra. Hoje, esses bolinhos delicados e deliciosos já caíram nas graças dos brasileiros e, justamente por isso, a cada ano, novos negócios na área têm sido abertos.

Para quem quer investir nesse setor, é preciso ter criatividade e inovação. Se você está pensando em iniciar no ramo, veja o nosso guia completo sobre como abrir uma loja de cupcakes.

Quanto investir para abrir uma loja de cupcakes?

Essa resposta depende do tamanho da loja que você pretende abrir. É possível ter uma loja, um quiosque ou um stand. Além disso, você também deverá levar em consideração se irá produzir os cupcakes no local ou transportá-los até o estabelecimento.

Geralmente, lojas de cupcakes são coloridas, charmosas e elegantes, por isso, invista em uma decoração adequada para atrair os seus clientes.

Não se esqueça de calcular o que irá gastar com embalagens e com a divulgação do seu negócio. Para uma pequena loja, você precisará em torno de R$ 30 mil a R$ 50 mil.

E a internet?

Outra ideia muito bacana — e que está cada vez mais popular — são as lojas virtuais de cupcakes. Mesmo a sua loja física não sendo muito grande, por meio de uma loja virtual, você poderá alcançar mais clientes e aumentar o seu faturamento.

Para isso, é preciso investir em boas fotos dos seus cupcakes, produzir embalagens adequadas e pensar na forma de entrega, além do investimento com a criação da loja e com a divulgação da marca.

O que colocar no cardápio?

Como o mercado de cupcakes está se tornando cada vez mais acessível, os grandes lojistas da área recomendam variar o cardápio, servindo além dos cupcakes mais tradicionais, receitas exclusivas e outros doces finos como brownies, cocadas, brigadeiros de pote e de colher etc.

Outra dica é inovar nas receitas e agregar valor ao seu cupcake. Você pode ousar nos sabores ou nas coberturas personalizadas, que podem atrair encomendas para casamentos, batizados, eventos corporativos e muito mais.

E o preço final?

O preço padrão de um cupcake é em torno de R$3,00, mas, dependendo da originalidade e dos produtos usados, ele pode chegar a R$10,00.

O melhor é consultar a concorrência e saber, também, até quanto o seu público está disposto a pagar. Não se esqueça de incluir nessa conta uma margem de lucro mínima para que o seu negócio prospere.

Loja própria ou franquia?

Essa é uma dúvida muito comum de quem está pensando em abrir uma loja de cupcakes. Sendo um investidor autônomo, os lucros podem ser maiores, já que não exigem o pagamento de nenhuma porcentagem extra.

No entanto, as franquias fornecem suporte, estrutura de marketing e treinamento, ideais para quem ainda não está totalmente familiarizado com o setor. Se você pretende abrir o seu negócio em um shopping, como os quiosques, as franquias também são interessantes, porque, geralmente, já possuem uma relação com os clientes.

Além das lojas de cupcakes, se você gosta desse setor, poderá investir em uma Confeitaria Gourmet ou transformar a sua loja de cupcakes, diversificando os produtos. Se você gostou da ideia, veja as nossas dicas para abrir uma Confeitaria Gourmet.

Você viu como com criatividade e inovação sempre há espaço no mercado para boas ideias? E você? gostou das nossas dicas? Deixe um comentário pra gente!