Se você está começando a atuar, ou já está estabelecido, no ramo alimentício, provavelmente ouviu falar sobre catering, assim como acerca das facilidades dessa modalidade de serviço para o cliente e das vantagens para o empreendedor.

Mas, afinal, você sabe realmente o que é catering e como pode oferecer isso aos seus clientes? Para você entender melhor como ele funciona, reunimos neste post informações úteis e dicas imperdíveis a fim de ajudá-lo a conseguir encantar as pessoas com esse tipo de serviço. Continue a leitura e confira!

O que é catering?

Se você já ouviu um pouco sobre o assunto, sabe que o catering é muito mais do que simplesmente um serviço de buffet ou de entrega de alimentos para um evento, certo? Nesse conceito, a empresa contratada é responsável por toda a logística, a ambientação, os equipamentos e até o pessoal.

Ou seja, quando alguém contrata um serviço de catering, está incluído tudo que envolve o preparo do alimento, o transporte, a montagem dos pratos, a disponibilidade para resolver eventuais problemas durante a festa e, ainda, a limpeza após o término.

Dessa forma, a pessoa contratante não precisa se preocupar em orientar os profissionais no meio do evento ou mesmo ter que lidar com os vários fornecedores ao longo do caminho.

Quais são suas vantagens?

Neste ponto, você pode estar pensando que isso dá muito trabalho. No entanto, saiba que existem várias vantagens para o profissional que oferece esse tipo de serviço. Por exemplo, com todos os passos da execução nas suas mãos, é possível conseguir preços melhores com os fornecedores.

Além disso, por ser mais prático para o cliente, muitas pessoas já estão dando preferência para contratar um catering para seus eventos, em vez de ter que lidar com todas as partes individualmente. Ou seja, a demanda é maior para quem oferece um serviço completo, pois possibilita ao consumidor mais tranquilidade e orientação profissional de qualidade.

Como oferecer esse serviço?

Se você quer começar a oferecer um catering, é importante estar atento aos detalhes. Por exemplo, é preciso estudar bem o mercado para entender o que os competidores oferecem e como você pode se destacar nesse meio. Neste sentido, listamos a seguir alguns aspectos cruciais a serem levados em consideração. Acompanhe!

Bom cardápio

Uma boa forma de ganhar destaque é conseguir oferecer um cardápio variado que inclua tanto receitas tradicionais quanto novidades exclusivas. Apesar de envolver várias etapas, a qualidade da comida é um dos pontos que mais contam para um serviço de catering bem-sucedido.

Logística

Também é essencial demonstrar que você se preocupa com o correto transporte e armazenamento dos alimentos até o local do evento, e nele em si. Para isso, o ideal é contar com equipamentos especializados que possibilitem manter a temperatura dos produtos sempre dentro da ideal, por exemplo.

Profissionais competentes

Ter ao seu lado bons profissionais faz toda a diferença. Se você tiver uma boa equipe ao seu redor, conseguirá passar mais confiança para o cliente de que seu serviço de catering consegue lidar com qualquer situação de forma eficiente.

Dessa forma, a pessoa pode ficar tranquila de que, mesmo que algo não saia exatamente como o planejado na hora do evento, os profissionais envolvidos serão capazes de lidar com o problema da melhor forma possível.

Rede de contatos

Se você tiver alimentos de ótima qualidade e uma boa equipe, já consegue algum destaque no mercado. No entanto, para realmente prosperar nesse ramo, é preciso ter uma vasta rede de contatos para oferecer ao cliente. Você precisa conhecer organizadores de festas, floristas, decoradores e vários outros profissionais que podem ser úteis.

Assim sendo, mesmo que seu serviço ofereça um pacote mais básico (por exemplo, de comida, equipamentos e pessoal), é possível oferecer a facilidade de contratar de forma descomplicada outros profissionais necessários. Nessa área, uma indicação vale ouro!

Então, agora que você conhece mais sobre o que é catering, que tal se aventurar nesse universo? Para começar a colocar isso em prática, leia também este texto sobre as vantagens de ser MEI e como isso pode ajudar você a crescer no mercado alimentício.