O seu restaurante tem tudo para conquistar uma boa avaliação no Guia Michelin: bom atendimento, um ambiente impecável e os melhores chefs no comando da sua cozinha. No entanto, você percebe que o seu cardápio está monótono. O que fazer? Fechar as portas?

Saiba que isso não é necessário. Com alguns truques, você pode incrementar o seu menu. Veja como isso pode ser feito em nosso post de hoje!

Listamos 4 dicas de inovação para cardápios de restaurantes. Confira:

Trabalhe com ingredientes saudáveis

As pessoas se preocupam em ter uma vida saudável e a boa alimentação — um item fundamental na lista de quem se preocupa com o bem-estar — faz com que muita gente repare em cada ingrediente que compõe um prato.

Os alimentos orgânicos, por exemplo, são conhecidos por seus diversos benefícios. Que tal contatar seus fornecedores e trocar frutas, legumes e verduras repletos de agrotóxicos por itens cultivados por produtores locais?

Evitar o glúten também pode ser uma ótima maneira de agradar diversas pessoas.

Ofereça opções vegetarianas

De acordo com uma pesquisa do Ibope, mais de 16 milhões de brasileiros (8% da população do país) se consideram vegetarianos. Para matar a fome dessa parcela considerável de pessoas que habitam o país, é importante que o seu restaurante conte com algumas receitas livres de carne.

Veja alguns exemplos de preparos que fazem sucesso entre aqueles que escolheram um estilo de vida vegetariano:

  • Salada com soja, quinoa e amaranto;
  • Hambúrguer de cogumelos ou de grão-de-bico;
  • Pizza de abobrinha, tomate e mussarela de búfala.

Se até mesmo o Burke’s Bacon Bar, um restaurante estadunidense que só vende receitas com bacon, oferece um sanduíche vegetariano, você também consegue incluir um prato sem carne em seu cardápio. Certo?

Invista em novas apresentações

Não há nada que agrade tanto os clientes quanto um prato bonito. Portanto, surpreenda-os! Invista na compra de louças novas e escolha pratos grandes e com desenhos interessantes, por exemplo.

E claro: capriche na montagem da comida. Disponha as folhas da salada de maneira diferente, cubra o risoto com alguma erva delicada, faça um desenho com a calda de caramelo da sobremesa.

Sinta-se livre e use a imaginação! Mas cuidado para não assustar o cliente com uma proposta que fuja completamente do perfil do seu restaurante. Evite também se arriscar demais para oferecer algo que você ou o seu chef não sabe preparar.

Substitua o papel por tablets

A tecnologia se popularizou de tal forma que, hoje, é muito fácil imaginar um estabelecimento que trocou os enfadonhos cardápios de papel por tablets. Por que não fazer o mesmo?

Encante seus clientes com um menu digital no qual eles podem consultar os pratos disponíveis, seus ingredientes e, até mesmo, informações como os nutrientes e o número de calorias de cada receita.

Com o tablet, você também pode investir em recursos interativos. Por exemplo: ao clicar em determinada opção, surgem indicações de vinhos que harmonizam muito bem com aquele prato.

E então, o que você achou do nosso post? Como você pretende aplicar essas inovações para cardápios de restaurantes no seu negócio? Deixe um comentário e compartilhe com a gente as suas opiniões e as suas ideias!