Quem tem o hábito de cozinhar pratos vegetarianos, veganos ou voltados para dietas pouco calóricas provavelmente sabe o que é ágar-ágar. No entanto, entre a maioria das pessoas, o ingrediente ainda não é muito utilizado ― e algumas vezes ainda é confundido com a gelatina, que tem algumas propriedades parecidas.

O ágar-ágar é extraído de algas marinhas. Quando hidratado com água quente, ele se expande e sua consistência se torna gelatinosa. Com isso, ele se torna perfeito para ser usado em pratos como mousses e terrines.

Ele é o preferido entre os vegetarianos porque sua origem não é animal, além disso, suas propriedades para manter a consistência do prato são muito maiores do que as da gelatina. Neste post, você vai conhecer os benefícios do ágar-ágar e como ele pode ser usado nas receitas.

Quais são os benefícios do ágar-ágar

Um dos maiores benefícios do ágar-ágar é sua alta concentração de fibras solúveis, o que ajuda a manter a sensação de saciedade por muito mais tempo. Além do mais, ele tem poucas calorias, sendo benéfico para os mais variados tipos de dietas, inclusive as hipocalóricas.

Por conta das fibras, ela ajuda a manter o intestino regulado, prevenindo problemas como prisão de ventre e infecções, funciona como desintoxicante natural e ajuda a manter a pele com uma excelente textura, deixando-a mais elástica e atuando na prevenção de rugas precoces.

Do ponto de vista ambiental, ele também é uma opção muito melhor do que a gelatina comum ― derivada de animais que podem ser submetidos a maus tratos para que a substância seja obtida.

Como ele pode ser usado

O ágar-ágar também não altera o sabor dos alimentos, sendo um ingrediente muito versátil, que pode ser usado tanto no preparo de pratos doces quanto no de salgados. Por ser natural, é um produto livre de aditivos químicos, açúcares, corantes e outros tipos de substâncias que aparecem na gelatina comum.

Normalmente, o ingrediente é comercializado em pó. Para utilizá-lo, basta fazer uma mistura do produto com água morna. Você também pode comprá-lo em outras formas, como flocos ou em barra, mas a versão em pó é a mais prática para o dia a dia.

Praticidade para as receitas

Independentemente de seguir dieta vegana ou vegetariana, é altamente recomendável que o ágar-ágar seja incluído nos preparos que você faz, seja para comercializar, seja para consumir em casa mesmo.

Uma sobremesa bem fácil de ser feita e que costuma agradar a todos é a terrine de frutas, um prato fresco, saudável e perfeito para os dias quentes.

Já entre as opções de pratos salgados, os mais comuns de serem feitos com ágar-ágar são terrines de vegetais, como a berinjela, e mousses.

Lembrando que, seja qual for o tipo de receita, a quantidade de ágar-ágar deve ser sempre menor do que a que você usaria de gelatina, pois ele é muito mais potente.

E você, gostou de saber o que é ágar-ágar e como usá-lo? Entre em contato conosco caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais sobre nossos produtos. Teremos a maior satisfação em atendê-lo!