Não importa o quão bem planejado seja o seu orçamento. Todo empreendedor sempre quer aumentar seus lucros e reduzir o desperdício. Quando falamos em restaurantes e empreendimentos do setor alimentício, por exemplo, economizar matéria-prima é ainda mais importante.

Seja para obter uma margem de lucro um pouco maior ou para diminuir o impacto do seu negócio sobre o meio ambiente, aprender a reduzir o desperdício sem perder qualidade é uma habilidade-chave para o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos este pequeno guia com dicas fáceis de aplicar e que podem fazer uma grande diferença no final do mês. Confira!

1. Prefira lojas especializadas

Ao escolher onde comprar suas matérias-primas, sejam elas insumos ou utensílios, dê sempre preferência para fornecedores e lojas especializadas no tipo de produto que você procura.

Por mais que o supermercado próximo à sua casa possa ter um ambiente mais atraente, não se engane: os preços praticados para quem compra no varejo costumam ser bem maiores.

2. Sempre teste novas marcas

É comum estarmos habituados a determinadas marcas e não procurarmos informações sobre a concorrência. Muitas vezes ainda fazemos pior: compramos um produto sem nem mesmo tê-lo testado antes, apenas pelo peso do nome.

É verdade que marcas grandes e tradicionais possuem muita experiência, contudo, elas também costumam cobrar muito mais caro por isso. Apesar disso, mais de uma grande empresa já fechou as portas por não conseguir manter a qualidade do seu produto no mercado.

Felizmente, hoje já é possível encontrar marcas novas no mercado, que ainda não possuem um nome tão conhecido, mas que oferecem produtos de excelente qualidade. Por isso, pergunte ao seu fornecedor pelas novidades do mercado e faça testes com produtos novos. Você provavelmente vai encontrar excelentes insumos a preços bem mais em conta.

3. Crie um cardápio sazonal

Nem sempre os produtos disponíveis para compras estão em sua melhor forma. Para ofertar alguns itens o ano inteiro, é comum que fornecedores e mercados tragam suas mercadorias de muito longe ou utilizem muita tecnologia para forçar o amadurecimento de algumas delas fora do tempo ideal.

Ao utilizar frutas e legumes da época, você aproveita os insumos com seu maior valor nutritivo e no auge do sabor, e ainda faz boas economias no seu orçamento. Com a alta oferta natural do período, a tendência é que os preços caiam bastante.

4. Reduza os itens

Além de aproveitar itens da estação para montar o cardápio do seu estabelecimento, uma boa forma de economizar matéria-prima é reduzir itens desnecessários.

Verifique com que frequência cada opção do seu cardápio é vendida e elimine aquelas que têm menor saída. Dessa forma, além de economizar nas compras, você ainda poderá focar seus esforços naquilo que realmente agrada seus clientes.

5. Aproveite ingredientes

Ainda no planejamento do seu cardápio, procure aproveitar os mesmos ingredientes em mais de uma preparação. Isso reduzirá as chances de faltarem insumos e minimizará o desperdício de matéria-prima parada no estoque. Se você quer mesmo economizar, é muito importante evitar que os alimentos estraguem por não terem sido utilizados.

A redução de custos é uma ótima estratégia para alcançar e manter a produtividade de um negócio. Mas, para não perder a qualidade do seu serviço e afastar seus clientes, tudo precisa ser feito de forma planejada e inteligente.

Gostou das nossas dicas de como economizar matéria-prima sem perder a qualidade do seu produto? Então entre em contato conosco, faça um orçamento e comece a economizar hoje mesmo!