Originalmente criado na Suíça, em 1904, o Ovomaltine é um dos alimentos mais conhecidos em todo o mundo, graças à sua fórmula única, ao sabor intenso e à versatilidade. Ele pode ser a estrela das mais variadas receitas, tanto de maravilhas caseiras quanto de criações em parcerias com grandes redes internacionais do setor alimentício.

O sucesso do Ovomaltine em todo o mundo não é de hoje, e grandes grupos alimentícios, como ABF (Associated British Foods) e Nestlé, por exemplo, controlam a marca em diversos países. E para você, que tem curiosidade sobre a marca e também vontade de aprender algumas receitas com esse delicioso ingrediente, preparamos este post. Confira!

O começo de tudo em 1904

A história da criação do Ovomaltine é um pouco inusitada, pois ele foi desenvolvido pelo químico George Wander com o intuito de lutar contra a desnutrição infantil, um problema que, naquela época, atingia dados alarmantes na Europa.

Como era voltado para crianças, o inventor teve a ideia de adicionar ingredientes como cacau e mel para agradar ao paladar infantil. Primeiramente, o Ovomaltine era comercializado somente em farmácias, mas o sucesso foi grande e, logo, o produto caiu também no gosto de adultos que procuravam uma alimentação nutritiva.

O sucesso do Ovomaltine pelo mundo

Já em 1919, o Ovomaltine havia conquistado o mercado norte-americano, e uma fábrica precisou ser aberta em Chicago. Antes disso, a Inglaterra também havia iniciado sua própria produção do alimento. Hoje, países em diferentes cantos do mundo, como Brasil, China e Filipinas, também são responsáveis por produções locais.

Mesmo com toda essa visibilidade, há quem ainda confunda o Ovomaltine com outros tipos de achocolatados, mas, na verdade, sua composição de base leva extrato de malte de cevada, ovos e leite, ou seja, seu principal ingrediente é o malte, e o cacau só é acrescentado por uma questão de sabor.

O posicionamento da marca no Brasil

No Brasil, o Ovomaltine chegou em 1940, e, ainda no início da produção, houve um problema nas máquinas que não permitia que os flocos do alimento se dissolvessem, o que resultou em uma versão crocante e bem diferente dos outros países, mas que os brasileiros adoraram!

Com isso, o Brasil é o único país que conta com uma versão “diferenciada” do produto, e, hoje, o nosso mercado busca reposicionar o produto voltando suas campanhas para um público mais jovem, estabelecendo, inclusive, parcerias com outras marcas consagradas e famosas, como Bob’s e McDonald’s.

As dicas para usar Ovomaltine no dia a dia

Com todo esse sucesso, o Ovomaltine vem sendo usado para valorizar receitas tradicionais, como brigadeiros, merengues, ganaches, marshmallows, sorvetes, milk shakes, pavês, entre muitas outras. Afinal, um ingrediente tão nobre e delicioso combina com várias sobremesas, não é mesmo?

Use toda a sua criatividade para acrescentá-lo puro ou dissolvido em receitas quentes e frias, pois, além da versão original do produto, hoje, já existe também o creme, perfeito para os recheios de tortas, bolos e cupcakes.

E você, já conhecia todo esse sucesso do Ovomaltine? Aproveite essa novidade e entre em contato com a Nova Safra para garantir os seus produtos da marca na nossa loja agora mesmo!