Quem trabalha no ramo alimentício sabe que o segmento é movido a novidades. As tendências tecnológicas para padarias são prova disso. Há bastante tempo elas deixaram de ser apenas o local onde se compra pão e leite, para se tornarem espaços de conveniência. Nesse sentido, as padarias que são apenas “bares onde se vende pão” tendem a desaparecer.

Diante de um cenário em que a tecnologia e o perfil de consumidor cada vez mais exigente fazem a competitividade aumentar, é preciso estar atento às inovações que farão a diferença. Implementá-las o quanto antes certamente vai render ótimos resultados no futuro.

No post de hoje, trouxemos para você justamente 5 tendências para que sua padaria esteja de acordo com as novas necessidades do mercado. Acompanhe!

1. Fornos inteligentes, uma das tendências tecnológicas para padarias

Prova de que o setor de padarias vem se fortalecendo e exigindo dos proprietários capacidade de se adaptar aos novos tempos é a tecnologia de fornos inteligentes. Com eles, é possível preparar diversos tipos de pães e massas, com funções como memorização de receitas, que identifica diferentes processos de cocção, facilitando a vida de padeiros e auxiliares.

2. Etiquetas RFID garantem mais segurança

A identificação por radiofrequência em alimentos, conhecida pela sigla RFID, é uma das tecnologias mais utilizadas para garantir a procedência e rastreamento de temperatura de alimentos nos Estados Unidos.

Trata-se de uma das inovações tecnológicas para padarias mais bem-vindas dos últimos tempos. Na verdade, uma adaptação de um sistema de radar cuja origem remonta à Segunda Guerra Mundial.

Com o sistema RFID, o processo de monitoramento de temperatura de armazenamento dos alimentos torna-se mais fácil, visando cumprir as normas de vigilância sanitária.

3. Reciclagem transforma resíduos em recursos

A geração de resíduos sólidos pelas padarias já foi um problema que nem sempre era solucionado de forma adequada. Mas felizmente a coisa mudou, e já existem máquinas que permitem reciclar o lixo, transformando-o em adubo que pode ser comercializado.

O que era inutilizável, com as inovações tecnológicas que acompanham o setor, transformou-se em fonte de renda. Assim, as padarias se inserem numa tendência geral que acompanha o mercado food service: o de estabelecimentos ambientalmente responsáveis.

4. Diversidade de serviços para fidelizar clientes

A tecnologia evoluiu, e o perfil do consumidor também. Hoje, os frequentadores de padarias querem mais do que apenas encontrar pão. Muitos clientes esperam ter na padaria um espaço em que possam também fazer refeições, inclusive almoçar.

Isso reflete a competição do setor com mercearias e até supermercados, que, ao comercializarem os mesmos produtos das padarias, tomaram uma parte de seus clientes.

Servir refeições, portanto, é uma das formas encontradas para aumentar a permanência das pessoas nas padarias, o que potencializa as vendas de uma maneira geral.

5. O pão continua sendo o ator principal

Claro que certas tradições devem ser preservadas. Caso contrário, não faria sentido a existência de  um negócio. Mesmo com todas as inovações, as padarias continuam sendo um local em que o principal produto à venda é o pão.

A diferença é que hoje a variedade de pães é maior, visando atender clientes com necessidades alimentares específicas, dietas com calorias reduzidas ou sem glúten, por exemplo. Pães com sabores e texturas variadas também fazem parte do menu e são, junto das tendências tecnológicas para padarias, o carro-chefe das novidades que acompanham o setor.

E aí, o que achou? Acrescentaria alguma dica à nossa lista de tendências tecnológicas para padarias? Deixe seu comentário!