Se você está pensando em como montar um restaurante self-service, então está no lugar certo! Criamos uma postagem completa com os principais pontos que você deve considerar antes de dar o pontapé inicial nessa empreitada.

Ficou curioso e quer ser bem-sucedido com seu novo restaurante? Então, venha conosco e confira estes 7 passos para montar um restaurante self-service incrível! Vamos lá?

1. Realize uma pesquisa de mercado completa

Entender o que o mercado espera é a melhor maneira de fazer um investimento certeiro. Nada mais natural, já que dessa forma você consegue atuar de maneira mais específica e realmente saber como montar um restaurante self-service.

Na pesquisa, inclua também um estudo sobre qual a localização ideal para o seu negócio, com informações a respeito:

  • da concorrência na região;
  • das preferências do público;
  • de possíveis barreiras ou preconceitos.

Sabendo de todos esses detalhes fica bem mais fácil criar algo que atenda às expectativas do público.

2. Levante o valor exato do investimento inicial

Quer coisa mais desagradável que planejar gastar uma quantia e depois descobrir que vai precisar desembolsar muito mais? A sensação é horrível e revela como a falta de planejamento pode penalizar qualquer negócio.

Para não sofrer com isso, faça uma projeção completa do quanto vai precisar investir, do capital de giro necessário e de todos os outros detalhes necessários para não tomar sustos com despesas inesperadas.

3. Formalize o negócio

Saber como montar um restaurante self-service envolve um cuidado especial: a formalização. Você vai precisar:

  • fazer o registro na junta comercial local;
  • resolver questões com a Anvisa;
  • emitir alvarás e certidões;
  • contratar um escritório de contabilidade;
  • registrar os seus colaboradores e outras atividades burocráticas.

Esteja preparado para toda formalização que o processo envolve, pois essa é a melhor maneira de se preparar e operar segundo as exigências legais.

4. Compre os equipamentos necessários

Como você deve imaginar, abrir um self-service exige a compra de muitos equipamentos. É necessário investir em uma cozinha industrial e bem montada, mesas, cadeiras, pratos, talheres e vários outros detalhes.

Nesse momento, nem sempre é melhor comprar os mais baratos. Preze por compras mais bem planejadas, visando sempre o melhor custo-benefício. Isso significa que, às vezes, é melhor pagar um pouco mais e garantir um equipamento com mais qualidade e durabilidade.

5. Defina os parâmetros de contratação dos colaboradores

A equipe é a grande responsável pelo sucesso do seu negócio. Portanto, é fundamental contratar bem. Pense no time que você precisa montar para começar a operar e dê prioridade para aqueles que já têm experiência na função.

Faça um recrutamento de alto nível e perceba que, assim, você aumenta as chances de ter resultados melhores!

6. Monte cardápio e estrutura

O cardápio deve ser montado da forma mais variada possível, pois assim você consegue atrair e fidelizar pessoas diferentes. Aposte em saladas, algumas opções de carne e varie os acompanhamentos conforme o dia da semana.

Esse ponto faz muita diferença, pois pode funcionar como um direcionador para o seu negócio. Conforme o tempo vai passando, fica mais fácil perceber o que faz mais e menos sucesso.

7. Crie uma estratégia de divulgação

É fundamental que o público saiba que o seu restaurante existe. Por isso, é de extrema importância investir em estratégias de divulgação. Utilize as redes sociais, distribua folders e, até mesmo, crie promoções para os primeiros clientes.

Lembre-se que, depois de atrair o público para o seu restaurante, é preciso fidelizá-lo. O futuro e o sucesso do seu negócio dependem disso.

Agora que você conferiu como montar um restaurante self-service, é hora de colocar a mão na massa! Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e começar a divulgar seu restaurante agora mesmo?!