Você já parou para pensar que preparar batatas congeladas em seu estabelecimento é uma opção prática e que pode agradar, e muito, os seus clientes? Preparadas ao estilo francês, essas batatas passam pelo processo de limpeza, descascamento, corte, eliminação do amido em água fria, branqueamento (ou tratamento térmico), pré-fritura, resfriamento e, por fim, congelamento. Tem interesse? Então continue com essa leitura e saiba um pouco mais!

4 motivos para preparar batatas congeladas

É normal que um estabelecimento queira passar para seus clientes um serviço rápido e de qualidade, certo? Para isso, uma opção é adquirir e preparar batatas congeladas, que são pré-fritas e oferecem resultados efetivos, práticos e surpreendentes.

Com base nisso, resolvemos mostrar nesse post o motivo de essa opção ser tão vantajosa para você servir e qual é a melhor forma de prepará-la sem que o sabor e a textura fiquem comprometidos. Vamos lá?

1. Batatas mais sequinhas e crocantes

Devido a todo o procedimento pelo qual as batatas congeladas passam, o resultado final (após o processo de fritura) oferece produtos bem mais sequinhos e crocantes, diferente do que acontece com o insumo in natura, que normalmente resulta em batatas encharcadas e murchas.

Isso torna os produtos ideais para serem utilizados como acompanhamentos de hambúrgueres, porções e refeições, por exemplo, além de se tornarem uma das preferências dos consumidores.

2. Preparo mais rápido

Por terem passado pelo processo de pré-fritura, as batatas congeladas possuem um tempo de preparo muito inferior do que as demais. Enquanto as batatas in natura levam cerca de 20 a 30 minutos para serem fritas, as outras ficam prontas em cerca de 10 minutos, com uma finalização bem dourada, seca e crocante.

3. Praticidade

Além da vantagem de se ter uma maior facilidade de estocagem – afinal, é um produto congelado e com validade maior –, essas batatas oferecem muito mais praticidade e agilidade durante o preparo. É necessário apenas retirá-las da embalagem escolhida e, em seguida, jogá-las no óleo vegetal já aquecido.

Para finalizar, basta tirá-las da gordura e colocar em algum lugar que absorva o excesso de óleo, como um escorredor ou um papel absorvente.

4. Não perdem sabor e evitam contaminação

Se preparadas da forma correta, as batatas terão realmente um sabor mais pronunciado do tubérculo e não de gordura ou algo mais aguado, que geralmente ocorre com as que são feitas em casa.

Além disso, é uma forma de evitar contaminação e de ter garantia da procedência, uma vez que elas são preparadas de uma forma mais direta e não necessitam de muito manuseamento durante o serviço na cozinha.

Maneira correta de prepará-las

Rapidamente preparadas, as batatas congeladas, depois de todo o processo já feito, devem ser fritas submersas, ainda nesse estado e preferencialmente em uma fritadeira elétrica, em óleo vegetal ou gordura hidrogenada com temperatura média de 175 ºC (essa temperatura pode sofrer uma leve variação, mas nunca abaixo de 155 ºC, que faz com que os produtos absorvam muita gordura).

O tempo pode variar. Por exemplo: as de corte fino ficam prontas em cerca de 7 minutos; as tradicionais, em 9; e as smiles ou noisettes, em 15. Durante o preparo, é fundamental sacudir a cesta para garantir o contato total com o óleo e, já no final, deve-se escorrer, colocar em um papel absorvente ou direto no local de servir, salgar e servir imediatamente.

Vale mencionar que o óleo deve sempre ser renovado e estar sem impurezas. Além disso, deve-se higienizar a fritadeira a cada troca. Lembre-se disso!

Agora que você já sabe como preparar batatas congeladas e quais são os principais motivos para adquiri-las, não perca tempo e inclua essa opção no seu estabelecimento. Não se esqueça de que é uma forma de ganhar em qualidade, praticidade e rapidez.

Gostou? Então curta a nossa página no facebook e continue por dentro de vários outros assuntos como esse. Até mais!