É notório que no período de recessão financeira a busca por empreender cresceu. Dentro desse cenário, as franquias surgem como uma excelente opção por apresentar um modelo testado, o que garante mais segurança ao empreendedor.

Em relação a esse modelo de negócio, um que chama a atenção é a franquia de padaria, já que se trata de um mercado que movimenta bilhões de reais anualmente e trabalha com produtos considerados obrigatórios na mesa de muitos brasileiros.

Para ajudar você a entender se essa é uma ideia que vale a pena, listamos abaixo algumas informações sobre franquia de padaria e seu funcionamento. 

Perfil do Franqueado

Esse é um negócio que necessita senso de liderança, já que para garantir o bom funcionamento da franquia, é necessário contar com uma equipe qualificada e que, como qualquer outra, necessita de orientação e supervisão.

Além disso, como trata-se de um negócio no ramo alimentício, é imprescindível que o franqueado tenha conhecimento da legislação vigente nessa área, especialmente no que tange à sua cidade de atuação.

O elemento facilitador e bastante atraente desse processo é que o franqueador concede ao empreendedor treinamento sobre todas as questões pertinentes ao bom funcionamento do negócio, além de dar o suporte necessário no cotidiano da empresa.

Preparação para o negócio

Questões como o mapeamento do seu empreendimento, incluindo concorrentes, público-alvo, ponto comercial e produtos diferenciados são fundamentais também em um modelo de franquia.

Sob esses aspectos, o franqueado deve, junto com o franqueador, realizar a melhor preparação possível para que o negócio possa fluir com tranquilidade.

Por mais que empreendedor esteja junto a uma marca consolidada no mercado, esses detalhes são fundamentais para a garantia e manutenção da qualidade já conhecida e exigida pelo público consumidor.

Retorno Financeiro de uma franquia de padaria

Esse é um ponto bastante atraente nesse tipo de mercado, já que as principais franquias da área estimam o retorno de investimento entre 18 e 36 meses, período considerado baixo em relação à longevidade de empreendimentos do ramo.

O bom faturamento mensal também é um excelente atrativo, já que uma padaria possui um bom fluxo diário de clientes no local, muitos se tornando fiéis à marca, o que é sempre garantia de bons lucros.

Em uma pesquisa de mercado, os principais players dessa área estimam um faturamento mensal médio que varia entre R$ 30,000 e R$ 170,000, dependendo do tipo de franquia escolhida.

Longevidade do empreendimento

Uma franquia de padaria não é um empreendimento da moda.

Por mais que determinados tipos de produtos sejam a tendência do momento, especialmente os relacionados à confeitaria, o negócio gira em torno dos produtos tradicionais e consumidos por um grande número de pessoas.

Isso torna naturalmente esse modelo de empreendimento algo longevo, vide o histórico de padarias centenárias existentes no nosso país.

Levando em conta esse e os outros fatores citados, é possível concluir que uma franquia de padaria é um excelente negócio para se investir, sendo uma das áreas mais promissoras dentro do mercado de franquias.

Quer ficar por dentro das mais modernas tendências do ramo alimentício? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a esse conteúdo de imenso valor!