Produzir um pão gostoso não é a única preocupação de uma padaria. Além disso, existe outro local que merece atenção em dobro: o estoque. O armazenamento de comida sempre foi um grande desafio para empresas do ramo alimentício. Por isso, saber como fazer um bom controle de estoque na padaria tornou-se indispensável para o sucesso dos negócios.

Um simples produto vencido ou mal armazenado pode causar vários problemas, incluindo multas e até uma interdição da Vigilância Sanitária. Como percebeu, quando se trata de alimentos, as exigências e os cuidados no controle de estoque são maiores, e precisam ser seguidos com o máximo rigor, a fim de evitar também desperdícios e perda financeira.

E, para te ajudar a fazer um eficiente controle de estoque na padaria, selecionamos quais são os problemas mais comuns e como solucioná-los. Confira!

Não organizar corretamente o estoque

Para que o controle de estoque seja realmente bom, é preciso organizar as mercadorias de acordo com a sua data de validade. Ou seja, os produtos que estão estocados por mais tempo precisam ser posicionados sempre à frente dos demais, evitando assim misturar determinadas mercadorias e, consequentemente, expirar o prazo de validade de outras.

Vale lembrar que em um estoque desorganizado é mais difícil encontrar os produtos certos, assim como identificar possíveis avarias.

Não controlar a temperatura do local

Infelizmente, não adianta ter um estoque organizado e, ao mesmo tempo, quente ou frio demais. No geral, um estoque deve manter a temperatura ambiente, o que impede que o local fique úmido ou abafado demais, atraindo animais peçonhentos ou comprometendo a qualidade dos alimentos estocados.

Fazer encomendas com grande espaço de tempo

Para uma padaria é comum que os clientes encomendem salgados, bolos, pães, entre outras comidas saborosas. Por outro lado, a melhor maneira de conservar os alimentos e entregá-los sempre fresquinhos é aceitar apenas encomendas com prazos pequenos.

Dessa forma, as comidas não ficarão aguardando retirada por muito tempo em sua padaria, ocupando espaço e armazenamento especial.

Não manter o local sempre limpo

Um estoque que não apresenta condições de higiene é um alvo fácil para a Vigilância Sanitária.

Lembre-se de que em cada inspeção, os fiscais poderão avaliar a infraestrutura do local, qualidade dos equipamentos e utensílios disponíveis, controle de pragas, temperatura, a maneira como os alimentos são armazenados, limpeza do ambiente, entre outros fatores que podem ocasionar vários problemas quando não estão sendo cumpridos.

Para evitar esse problema, mantenha seu estoque bem organizado, fiscalizando semanalmente todos esses detalhes.

Não automatizar os processos

Certamente, manter o controle de estoque na padaria é um grande desafio, principalmente para os depósitos que recebem muitas mercadorias e acabam cometendo pequenas falhas na organização. Entretanto, ao contar com a ajuda de softwares fica mais fácil gerenciar a entrada e saída de produtos, assim como acompanhar mercadorias que estão próximas do vencimento.

Está pronto para colocar nossas dicas em prática e fazer o melhor controle de estoque na padaria? Deixe seu comentário em nosso post e compartilhe suas dúvidas e considerações sobre o assunto!