Uma das preocupações mais frequentes de quem atua na produção e venda de salgados é como garantir que os seus produtos estejam sempre bem feitos, fresquinhos e devidamente conservados. Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas incríveis relacionadas a receitas de fazer salgados. Confira abaixo nossas sugestões!

Receitas de fazer salgados

Na hora de fazer um bom salgado, muitas pessoas acabam tendo diversas dúvidas como, por exemplo, qual é a temperatura ideal do óleo para fritá-lo, qual é a quantidade de óleo necessária, por que os salgados desmancham ou explodem durante a fritura, entre outras. Por isso, é preciso estar atento a alguns detalhes que vão fazer toda a diferença na produção de seus salgados.

Um dos primeiros passos que devem ser tomados é a escolha da farinha ideal. Farinhas de procedência duvidosa podem gerar cascas na massa do salgado, fator que influencia diretamente nas explosões. O ideal é apostar em farinhas de boa qualidade, além de manteiga e leite, para tornar a massa ainda mais lisa e macia.

Além disso, é essencial que a massa seja muito bem sovada até se tornar homogênea, sem crostas em sua superfície, o que vai garantir que o salgado não rache ou abra durante o processo de fritura, causando a explosão.

Atenção especial ao recheio

Além da massa, também é muito importante estar atento ao recheio do seu salgado para garantir um bom resultado. A recomendação aqui é não utilizar quantidades excessivas de recheio para, assim, evitar que o salgado se expanda muito e gere as famosas explosões.

Alguns ingredientes com grande quantidade de água (queijo minas, queijo muçarela e temperos, como cebolinha e tomate) costumam liberar boa parte dessa água quando a temperatura interna do salgado aumenta. Caso a massa se abra durante a fritura, a água pode entrar em contato com o óleo, causando as explosões. Optar por recheios mais firmes e secos pode ser uma boa ideia!

Tome cuidado também com o espaço entre a massa e o recheio. É importante apertar bem o salgado para garantir que não haja muito ar, já que as bolhas de ar que se formam dentro do salgado, com o aumento da temperatura interna, também podem ser causas de explosão.

Quantidade de óleo e temperatura ideal

Outra dúvida muito frequente de quem atua na produção de salgados se refere à quantidade de óleo necessária para a fritura e à sua temperatura ideal. Em primeiro lugar, é fundamental que o salgado esteja completamente imerso no óleo, para que a temperatura interna do produto aumente de modo uniforme.

Quanto à temperatura ideal, a recomendação é que o óleo esteja entre 180ºC e 200ºC (você pode medir a temperatura utilizando um termômetro apropriada para cozinha). Caso o óleo esteja demasiadamente quente, é muito provável que os salgadinhos explodam. Por outro lado, se o óleo estiver abaixo da temperatura ideal, ou seja, ainda estiver frio, as chances de encharcar o salgado são muito grandes.

Segredos para manter a qualidade

No processo de fritura, evite misturar salgadinhos diferentes na mesma panela, já que suas características não são as mesmas. Uma bolinha de queijo possui um tempo de fritura muito menor do que de um quibe, por exemplo.

Procure manter os seus produtos sempre quentes e úmidos dentro da estufa. O umidificador com água é ideal para que os salgados não fiquem muito ressecados. Mas, caso os salgados fiquem muito tempo dentro da estufa (mais de duas horas), é bem provável que eles emborrachem ou endureçam.

Por fim, higiene e limpeza são sempre bem bem-vindas, certo? Para a limpeza de sua estufa, utilize um pano úmido com álcool para os vidros e um pincel pequeno para retirar pequenos resíduos alimentares.

Gostou das nossas sugestões sobre receitas de fazer salgados? Então compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas também fiquem por dentro do assunto!