Pode falar a verdade: só de ler o título desse texto já dá água na boca, não é mesmo?

Se você é realmente um amante dos hambúrgueres, já deve ter percebido que a maioria das receitas segue um mesmo padrão: carne, queijo, uma saladinha e algumas fatias de bacon.

É uma fórmula gostosa, mas é bom variar um pouco. Pensando nisso, separamos 4 receitas inusitadas de hambúrguer para você experimentar!

1. Toque mineiro: hambúrguer de pão de queijo

Quem é mineiro já está acostumado a comer pão de queijo com alguns recheios diferentes. Porém, essa receita é uma evolução desse costume. A grande diferença aqui é trocar o pão de hambúrguer tradicional por um pão de queijo grande.

Antes de tudo, escolha a carne de sua preferência e prepare na frigideira. Quando ela estiver quase pronta, adicione duas fatias de queijo minas em cima da carne para que ele possa derreter.

A partir daí, escolha os ingredientes complementares da sua preferência. Vale preparar uma salada ou fritar um bacon bem sequinho. Só não se esqueça de um molho bem gostoso para umedecer o sanduíche.

2. Sobremesa: receitas inusitadas de hambúrguer doce

A ideia do hambúrguer doce é emular as receitas salgadas. Então, para cada ingrediente tradicional, pense em um parecido que combine com os doces. Por exemplo, o tomate pode ser substituído por morangos e o molho pode ser de chantilly.

O grande segredo é fazer o hambúrguer de chocolate. Mas, não se preocupe, é bem parecido com um brigadeiro.

Misture 120 g de chocolate meio amargo picado com meia xícara de café de leite condensado. Leve ao fogo em banho-maria e mexa até derreter.

Assim que terminar, despeje em uma fôrma redonda coberta com papel alumínio e deixe na geladeira por 15 minutos.

Se quiser fazer um molho, faça a mesma receita do hambúrguer, mas com chocolate branco. A diferença é que assim que derretido, você já pode usar. Por fim, coloque todos esses ingredientes em um pão doce e sirva

3. Feijão: dispense o arroz e coloque no hambúrguer

Essa é talvez a receita de hambúrguer mais inusitada dessa lista. Então preste atenção aos ingredientes e prepare um substituto para a carne que não deixa nada a desejar.

  • 1 xícara (chá) de cebola picada;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Pimenta dedo de moça picada a gosto;
  • 2 xícaras (chá) de feijão cozido sem o caldo batido no liquidificador;
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco;
  • 2 colheres (sopa) de parmesão ralado;
  • 3 colheres (sopa) de farinha de rosca;
  • 4 colheres (sopa) de cebolinha picada;
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada;
  • ½ colher (chá) de cominho;
  • 2 colheres (sopa) de tempero pronto para hambúrguer;
  • Sal a gosto;
  • Farinha de rosca para empanar.

A lista é longa, mas o preparo é bem simples. Comece dourando a cebola e a pimenta no azeite. Em seguida, junte todos os ingredientes e mexa. Experimente, acerte o sal e deixe cozinhar por 5 minutos.

Deixe esfriar, monte-os no formato do hambúrguer e empane com a farinha de rosca. Depois disso, basta fritá-los e montar no pão com os outros complementos.

4. Para o calor: sanduíche de sorvete

O hambúrguer de sorvete é a receita mais fácil dessa lista e deve ser preparada na hora de servir. Você basicamente deverá unir vários doces e montá-los como um sanduíche. O primeiro passo é colocar o sorvete de massa em uma forma redonda para simular o hambúrguer e deixá-lo no congelador para que fique bem firme.

Em seguida, é hora de montar tudo. No lugar do pão, escolha um biscoito crocante, como os cookies ou até mesmo churros. Para fazer a vez do molho, vale escolher uma calda de sorvete ou passar creme de avelã no biscoito. Tire o sorvete do congelador e coloque-o dentro do sanduíche. Para finalizar, uma boa camada de marshmallow cremoso é perfeita.

O hambúrguer é daquelas comidinhas extremamente democráticas. Atende a todos os gostos e dá para comer a qualquer hora. Se você gostou dessas sugestões de receitas inusitadas de hambúrguer, compartilhe este post nas redes sociais e chame os seus amigos para experimentá-las!