Assado ou frito, o pastel é preferência nacional. Quem resiste aos diversos sabores de pastéis crocantes, recém-preparados com suculentos recheios? Não há dieta que impeça os amantes de pastéis: todos se rendem a esse delicioso e simples prazer gastronômico.

Os pastéis brasileiros foram criados em 1890, em São Paulo, por imigrantes chineses. Inspirados em pratos orientais, como os guiosas e rolinhos primaveras, os pastéis ganharam aqui um toque tupiniquim. Isso logo fez a criação ser difundida e ganhar espaço nas barracas e, posteriormente, dar origem às tradicionais pastelarias.

Vale destacar que os sabores mais comuns de pastéis são os de carne, queijo, pizza e frango. Porém, a massa de pastel é tão versátil que pode receber recheios diversos e inusitados. Confira a seguir alguns sabores de pastéis criativos e surpreendentes. Vem com a gente!

1. Pastel de Feijoada

Quem diria que a combinação de feijoada e pastel daria tão certo? Apesar de muito diferente, o sabor é interessante, marcante e brasileiríssimo. O recheio de feijoada leva feijão-preto, paio, carne seca, linguiça calabresa, bacon, alho, cebola, couve e torresmo.

2. Pastel Carimbó

Feito com massa de pastel tradicional, o Pastel Carimbó se diferencia por ser aberto. Sua massa funciona como uma cumbuca que receberá frango desfiado, purê de mandioca ou molho branco. Sim! O recheio é colocado depois da fritura.

3. Pastel Romeu e Julieta

A junção de queijo e goiabada é antiga. No entanto, não é tão comum em pastéis. Dessa forma, não poderia ficar de fora da nossa lista de sabores inusitados para agradar sua clientela. A goiabada pode ser combinada com queijo minas, catupiry, coalho ou muçarela.

4. Pastel de Angu

O pastel de angu é uma iguaria mineira, típica de Itabirito. Embora popular em algumas cidades de Minas Gerais, muitas pessoas nunca provaram. Aliás, garanto que diversas nem ouviram falar desse pastel. Nele, a massa tradicionalmente feita com trigo dá lugar à massa de fubá.

5. Pastel de Estrogonofe

Cremoso e saboroso, o pastel de estrogonofe é uma surpresa para o paladar. Ele se diferencia por ter um recheio mais molhadinho, que combina ingredientes como frango em cubinhos, champignon, creme de leite e batata palha.

6. Pastel de Leite Ninho com Nutella

Parece que a combinação de Leite Ninho com Nutella veio para ficar! São bombons, brigadeiros, bolos, sorvetes e ovos de Páscoa com esses sabores. Mas sabia que essa dupla também virou recheio de pastel doce? É de babar, concorda?

7. Pastel de Abobrinha, Peito de Peru e Gorgonzola

Diferente e delicioso, o pastel gourmet de abobrinha, peito de peru e gorgonzola proporciona uma explosão de sabores na boca. Os ingredientes combinam perfeitamente e o resultado em termos de textura e sabor é simplesmente incrível. É um dos sabores de pastéis mais especiais.

8. Pastel Caipira

Para começar, a massa do pastel caipira é diferente porque leva farinha de milho e de mandioca. O recheio, por sua vez, conta com peito de frango, alho, azeite, sal, pimenta, cebola, ricota e folhas de taioba. Um sucesso!

9. Pastel de Polenta com Rabada

Assim como o pastel de angu, a massa desse pastel é feita com fubá. O recheio é feito com uma rabada cozida, desfiada e bem temperada com alho, sal, pimenta, cebola e cheiro verde. O toque final fica por conta do agrião.

10. Bacalhau com Maçã para completar os sabores de pastéis

Que tal um pastel agridoce para completar a lista? O pastel de bacalhau com maçã é recheado com lascas finas de bacalhau dessalgado, maçãs em cubos, suco de limão, manteiga, sal e pimenta do reino. O sabor é inigualável!

E aí gostou das nossas sugestões de sabores de pastéis diferenciados? Se você curtiu esse artigo, não deixe de seguir nosso Facebook para ter acesso a outros conteúdos exclusivos. Até a próxima!