Queridinho pelos chefes de cozinha e pelos nutricionistas, o óleo de coco é bastante utilizado na preparação de diversos pratos, graças ao seu sabor mais suave e à sua estabilidade em relação a altas temperaturas, superando, nesse aspecto, o azeite e o óleo de soja.

Além de ser muito recomendado nos processos de cozimento, o óleo de coco também traz inúmeros benefícios à saúde das pessoas. Ficou curioso? Então continue a leitura e conheça 4 benefícios do óleo de coco que listamos para você!

1. Promove a perda de peso

O óleo extraído do coco é rico em um tipo de gordura saturada e, graças a isso, ele contribui para a perda de peso. Parece estranho, não? Contudo, esse tipo de gordura saturada é diferente: são triglicérides de cadeia média — e não de cadeia longa, como em outros óleos — e, por isso, são absorvidos pelo organismo mais rapidamente.

Assim, não dá tempo de essa gordura se acumular no corpo, pois é logo convertida em energia, o que ajuda, indiretamente, a acelerar o metabolismo.

2. Gera sensação de saciedade

Outro benefício que o consumo do óleo de coco proporciona está relacionado à sensação de saciedade. Isso ocorre graças ao mesmo triglicéride de cadeia média (TCM), citado anteriormente, já que, além de ter alta absorção, ele também ativa hormônios ligados à saciedade, como o peptídeo inibitório intestinal e a colecistoquinina.

Sendo assim, ingerir esse óleo durante as refeições faz com que você se sinta satisfeito mais rapidamente e coma menos por impulso. É uma ótima opção para quem deseja dar início a uma dieta, mas não quer restringir a alimentação.

Utilize esse óleo para refogar legumes, grelhar carnes ou mesmo para preparar um bolo, colocando-o no lugar da manteiga ou da margarina. O sabor não é afetado e a sensação de saciedade será maior.

3. Melhora a imunidade do corpo

Na composição do óleo de coco encontra-se um ácido graxo em grande quantidade, o ácido láurico. Ele possui propriedades antiprotozoárias, antibacterianas e antivirais. Em outras palavras, o consumo frequente desse produto ajuda também a manter a imunidade do corpo.

4. Contribui para manter o coração saudável

Os benefícios do óleo de coco, quando consumido na versão extravirgem — e não refinada —, também abrangem a região cardiovascular do corpo, contribuindo para diminuir a possibilidade de se ter níveis elevados de colesterol e de se ter um ataque cardíaco

Contudo, lembre-se de que é preciso consultar um nutricionista para saber qual é a quantidade ideal de óleo de coco que você deve consumir para manter a boa saúde. Afinal, cada organismo é diferente e, portanto, exige cuidados diferentes.

Por fim, há um fato não necessariamente ligado à culinária, mas que é interessante saber: o óleo de coco também beneficia a saúde da pele e dos cabelos, por meio do uso externo. É possível encontrar, por exemplo, produtos corporais e capilares à base de óleo de coco em lojas de cosméticos.

Gostou de conhecer alguns benefícios do óleo de coco? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos também descubram as maravilhas que esse óleo pode proporcionar!