Assim que descoberto pelos amantes da confeitaria, o bolo espelhado virou uma sensação na internet. Por todas as redes sociais, fotos de bolos com uma glaçagem parecida com um vidro eram compartilhadas numa velocidade incrível. Mas quem realmente entendia de confeitaria começou a se perguntar: como atingir esse nível de brilho com um glacê?

Em pouco tempo, a receita da russa Olga Noskovaa, confeiteira talentosa que inventou o glass cake, foi descoberta. E este post vai revelar esse segredo. Se você quer aprender a fazer glacê para bolo espelhado, leia este post até o final:

O que é o bolo espelhado?

O bolo espelhado ou bolo de vidro é chamado dessa forma por causa de sua aparência extremamente lisa, brilhante e uniforme. De fato, é possível se ver espelhado na superfície do doce.

Mas essa não é uma receita exatamente nova: a base dela já é feita na França há muitas décadas. O pulo do gato que fez a receita de Olga ficar famosa foi o uso de um bom leite condensado, que deu ao glacê uma aparência ainda mais brilhante e espelhada.

Fora isso, a massa, o recheio e até o mousse usado para igualar a superfície do bolo podem ser da sua preferência.

Quais são os ingredientes para esse tipo de glacê?

Como preparar o glacê para bolo espelhado?

Esse é o momento da verdade. Para preparar o glacê para bolo espelhado, existem alguns truques, e é isso que vamos ensinar.

O 1º passo é prepara a massa de gelatina, como você já está acostumado, misturando a gelatina incolor em pó com a água morna. Reserve essa mistura.

Em uma panela, aqueça em fogo médio a água restante, o açúcar e a glucose. Mexa até ferver e a retire do fogo.

Em seguida, adicione o leite condensado e então adicione a mistura de gelatina e mexa novamente.

O próximo passo será adicionar o chocolate branco. Se tudo tiver acontecido corretamente, a mistura dos ingredientes descrita acima deverá estar em temperatura suficiente para derreter o chocolate.

Por fim, adicione o corante e misture até que a cor seja a mesma em toda a massa.

É fundamental que a cada etapa descrita aqui, a mistura esteja homogênea até que você adicione o próximo ingrediente.

Qual é o segredo para fazer a glaçagem?

É importante que, enquanto você estiver preparando o glacê, o seu bolo esteja na geladeira ou no congelador. Isso porque a cobertura deverá estar em torno dos 35 °C quando ficar pronta, e o bolo não pode derreter quando forem colocados em contato.

Mas, antes de fazer isso, certifique-se de que toda a superfície do bolo está uniforme. Você pode usar um mousse (gelado junto com o bolo) para isso.

Finalmente, para fazer a glaçagem em si, coloque o seu bolo em uma grelha ou sobre um pote alto. Use uma fôrma embaixo de tudo isso para recolher o glacê que cair. Espalhe toda a cobertura uniformemente pelo bolo e, assim que terminada essa etapa, coloque-o na bandeja final.

O glacê para bolo espelhado é uma tendência de mercado que certamente brilhará aos olhos da sua clientela. Essa tendência ainda é nova, por isso, os confeiteiros que apostarem nesse tipo de bolo estão a frente da concorrência.

Se você gostou dessas dicas e quer aumentar seu conhecimento sobre confeitaria, curta a nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal no YouTube!