As pessoas estão cada vez mais preocupadas com uma alimentação saudável e equilibrada. A prova disso é a crescente procura por alternativas mais saudáveis na escolha de alimentos — isso sem contar na restrição ao glúten, outro ponto cada vez mais comum. Seja por esses ou outros motivos, uma coisa é fato: muitas pessoas têm buscado substituir a farinha de trigo.

Justamente por isso, é sempre bom que a sua padaria tenha opções de pães e outros alimentos sem a farinha tradicional. Se você quer acertar na produção, conheça hoje algumas alternativas para a substituição. Vamos lá?

Farinha de arroz

A farinha de arroz é hoje a principal alternativa para quem quer substituir a farinha de trigo. Isso acontece porque ela é eficaz quando o assunto é o espessamento da massa, deixando bem parecido à tradicional.

A versão com arroz integral pode ser ainda melhor, já que oferece mais nutrientes para o organismo, como fibras e vitaminas do complexo B. E não é só isso: ela possui 4 ou 5 vezes menos gorduras totais que a farinha de trigo.

Farinha de amêndoa

Com um teor de gordura bem baixo, essa é outra opção que você pode adotar. Como não tem glúten, ela pode ser uma ótima saída para quem tem restrição ou alguma intolerância. Vale lembrar que também é rica em proteínas e vitamina E, o que ajuda no desenvolvimento muscular e, de quebra, inibe a ação dos radicais livres.

Biomassa de banana verde

Essa é outra opção interessante, já que a biomassa de banana verde tem um amido resistente. Ela passa direto pelo intestino delgado e chega ao intestino grosso, onde passa por uma digestão um pouco diferente.

Quando as bactérias digerem esse amido mais resistente, produzem boas substâncias para o organismo, ajudando na manutenção da flora intestinal e do corpo de uma maneira geral. Além disso, fica mais fácil controlar o colesterol.

Mandioquinha

Quem não gosta da mandioquinha? Ela é um verdadeiro sucesso e pode ser um ótimo substituto. Conhecida também como batata-baroa, essa opção é rica em cálcio, ferro, potássio e betacaroteno. Tudo isso sem contar que a produção de pães pode ficar com um sabor ainda mais especial!

Farinha de trigo sarraceno

Conhecida por mourisco, esse tipo de farinha de trigo é cheio de ferro, magnésio e rutina. O resultado disso é uma alimentação mais saudável, já que aumenta a quantidade dos flavonoides e promove uma melhor condição de saúde.

Farinha de coco

Extraída da polpa da fruta, essa farinha é rica em fibras, ajudando no funcionamento do intestino e no controle do colesterol. Para completar, ainda ajuda no controle da glicose — que é outra vantagem relevante. E tem mais: o gostinho de coco ao fundo pode ser uma ótima alternativa!

Fubá

Essa é uma alternativa comum: o fubá (ou a farinha de milho). Rico em betacaroteno e vitaminas do complexo B, consegue garantir um funcionamento melhor do organismo. Para você ter noção, ela tem o dobro de fibras que a farinha de trigo.

Depois de conhecer essas alternativas para substituir a farinha de trigo, não deixe de investir em opções nesse sentido. Para acompanhar outras dicas que possam potencializar o seu mercado e saber as tendências de sua área de atuação, não deixe de seguir a Nova Safra no Facebook e no YouTube.