Pra você que já serve refeições e está buscando formas de aumentar a sua renda, ou você que deseja iniciar o seu negócio, reunimos algumas informações que você precisa saber para implementar um serviço de frango assado. Vamos te mostrar que sim, é possível empreender em algo simples, fazendo o seu negócio crescer e aumentar a sua renda. Fantástico, não é?

Estrutura necessária

Para oferecer esse novo serviço, você precisará da seguinte estrutura:

  • Mesa + tábua para cortar/embalar;
  • Facas e tesouras;
  • Equipamento para assar o frango (churrasqueira ou máquina específica);

Se você já tem uma churrasqueira, poderá utilizá-la. Caso contrário, precisará adquirir o equipamento.

Para escolher entre churrasqueira e máquina, analise os benefícios de cada uma. Geralmente, as churrasqueiras costumam ser mais em conta, porém trazem o inconveniente da fumaça. Além disso, a máquina já faz a rotação automática das unidades, garantindo que o frango fique assado de maneira uniforme. Independentemente do que você escolher, dê uma olhada nos seguintes pontos:

  • Dê preferência por equipamentos fabricados em inox, e verifique também as versões com “caixas coletoras”, pois tornam a limpeza mais fácil.
  • Existem máquinas na versão elétricas ou gás, verifique o consumo de cada modelo.
  • Fique atento à capacidade do equipamento.
  • Considere a possibilidade de comprar um equipamento usado. Mas, antes de efetivar a compra, verifique se o mesmo está funcionando e quais são as suas condições de conservação.

Não é necessário um local de grandes dimensões: tendo espaço para o equipamento com uma superfície para embalar já é suficiente. É melhor se a máquina de assar estiver do lado de fora ou perto da porta do seu estabelecimento, pois assim já estará divulgando o novo serviço e dará aos clientes a possibilidade de escolher a unidade que desejam comprar, de acordo com suas preferências pessoais.

Em relação à mão de obra, é melhor contratar pensando na quantidade de tarefas a realizar. As atividades envolvidas nesse serviço são: preparar os frangos, dispor no equipamento e monitorar, atender os clientes, embalar e efetuar a compra.

Lucro

Para precificar corretamente o produto final, é preciso levar em consideração o custo do produto. O lucro vem da venda de cada unidade. Um diferencial desse negócio é que o custo unitário pode ser baixo, já que consiste basicamente no valor que foi pago no frango + valor dos ingredientes que você utilizou para preparar e temperar o mesmo. Procure, entre os fornecedores que já trabalham com você, os que fornecem esses itens e dê preferência para aquele que garante a entrega, eliminando o risco de atrasar a produção, inviabilizando a venda.

Preparando o frango assado

Primeiramente, será necessário retirar do frango os órgãos internos e depois temperá-lo. Experimente, faça testes até encontrar o seu tempero perfeito, pois esse pode ser um diferencial para fidelizar os seus futuros clientes. Uma forma básica de temperar é preparar uma pasta com manteiga, limão, sal e ervas finas, como o alecrim, e deixar marinando por um período de 6 horas, para que o tempero penetre na carne. Passado o período, basta acomodar os frangos na máquina/churrasqueira, e iniciar o processo.

Limpeza

A limpeza é uma parte muito importante. Por se tratar de comida, os clientes analisam tudo (equipamentos, ferramentas, uniformes bem alvejados) e geralmente dão preferência para os locais onde a limpeza está evidente.

O segredo é a regularidade da limpeza, pois a gordura, com o passar do tempo, pode aderir ao material, tornando-se cada vez mais difícil de eliminar.

Incrementando seu negócio

Existem maneiras de ajudar na fidelização de seus clientes. Boas opções são:

  • Porções de acompanhamento: oferecer também porções de arroz, farofa, maionese, entre outros.
  • Entrega: para aqueles que têm a vida corrida ou estão afastados do seu estabelecimento, esse serviço pode fazer toda a diferença.

Você viu que oferecer frango assado pode ser a forma que você procurava de aumentar a sua lucratividade! Basta preparar o local, adquirir o equipamento e iniciar a produção.

Gostou das nossas dicas? Siga nosso canal no YouTube e curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades, adoramos trazer novos conteúdos pra você!