os-segredos-para-fazer-uma-promocao-de-salgados-imperdivel-840x420

A produção de salgados é um ótimo meio para aumentar o faturamento de uma casa. Coxinhas, quibes, esfihas e empadas são salgadinhos bastante conhecidos e admirados pelo público. Mas a variedade é grande, por isso é importante se atentar aos detalhes no momento de fabricação e evitar o desperdício.

Todos os anos toneladas de produtos alimentícios são jogados fora, mesmo em um país em que um grande número de pessoas chegam a passar fome. No ramo alimentício você precisa diminuir os gastos para aumentar a renda e alavancar o negócio. Ficou interessado? Continue essa leitura e descubra como!

Como acabar com o desperdício na produção de salgados?

Provavelmente você já deve saber que quanto mais desperdício dentro de uma cozinha, menos renda é adquirida, certo? Isso acontece porque você acaba tendo gastos desnecessários que são jogados fora. Pensando nisso, resolvemos listar 5 dicas para acabar com o desperdício enquanto se produz salgados. Venha conferir!

1. Confira a validade dos produtos

Os alimentos possuem uma variável muito grande em relação a durabilidade. Alimentos não perecíveis chegam a durar meses, enquanto alguns frescos não duram nem dois dias na refrigeração.

Por isso, se atentar à data de validade dos produtos necessários é elementar. Prefira a matéria-prima com maior durabilidade, que esteja em boa condição e sem sinais de deterioração. Escolher bons fornecedores é mais um ponto a ser analisado no momento da compra.

2. Calcule a matéria-prima

É válido ter um controle de compras o mais preciso possível. Uma compra muito grande pode gerar um enorme prejuízo. Assim, analise o fluxo de vendas e a partir daí direcione a quantidade de itens que devem ser comprados com mais frequência.

Uma boa dica é calcular o que é preciso com uma pequena margem para cima, não atrapalhando o seu trabalho caso aconteça algum imprevisto.

3. Tenha uma boa gestão de estoque

Nada de exagerar nos produtos do estoque, combinado? O excesso de alimento provoca o desperdício e consequentemente o prejuízo. Tenha um controle, prefira fazer as compras com mais frequência e evite acumular matéria-prima na despensa. Armazenar corretamente todos os produtos também é fundamental.

Lembre-se de utilizar primeiro aquilo que está mais perto do vencimento. A frase tão conhecida “primeiro que entra, primeiro que sai” é bastante usada nestes casos.

4. Aposte no congelamento

Você sabia que é possível prolongar a vida útil do alimento no congelador? Essa técnica já vem sendo bastante utilizada e é uma tendência quando se trata de salgados. Além de proporcionar uma maior flexibilidade à produção, ela reduz o desperdício e proporciona o aumento da produtividade.

Vale apostar no congelamento dos produtos e otimizar os processos de produção, combinado? Só não se esqueça de adquirir alguns cuidados a mais, como a padronização do tamanho, a exposição da data de validade estendida e a preservação dos aromas e sabores.

5. Atente-se às medidas e pesagens

Acredite, o desperdício acontece até mesmo no momento em que você está medindo os produtos. Na correria do dia a dia acabamos pesando quantidades maiores do que as necessárias para a fabricação de uma receita.

O problema é que, na maioria das vezes, é impossível reutilizar aquela matéria-prima que foi separada. E mesmo que seja um pequeno volume, ele aos poucos se torna um grande número.

É importante também ter um controle equilibrado no momento de usar outros elementos da cozinha, como água, energia e gás. Quando não estiver na produção, verifique se nada está sendo utilizado sem necessidade, ok?

Pronto! Percebeu como é importante estar atento aos detalhes na produção de salgados? O desperdício é o que mais impede maiores lucros. Por isso, evite ao máximo jogar matéria-prima fora e tenha controle da produção.

Uma dica muito útil é utilizar a sua criatividade para criar receitas sustentáveis com as sobras de alimentos e produtos. É possível desenvolver pratos saborosos e surpreendentes!

Você conhece mais alguma dica para evitar o desperdício de alimentos na produção de salgados? Então nos diga nos comentários e complemente o nosso post!