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Foi-se o tempo em que os doces eram os grandes vilões da dieta e inimigos da vida saudável. Hoje, você pode substituir muitos ingredientes de antigas receitas calóricas para fazer sobremesas mais saudáveis e menos calóricas, como o bolo fitness, por exemplo.

E são muitos os alimentos que podem ser utilizados no dia a dia para transformar uma receita comum de bolo, geralmente rica em açúcares, gordura e carboidratos prejudiciais ao organismo, em um benéfico bolo fitness, recheado de proteínas e vitaminas.

Por isso, neste post vamos elencar os principais ingredientes utilizados na culinária saudável para você inovar com receitas de bolo fitness e conquistar cada vez mais clientes. Confira!

1. Aveia

Trocar a farinha trigo, pobre em nutrientes e com alto índice glicêmico, por outros ingredientes, como a farinha integral e as farinhas de soja, amêndoas, chia, amaranto, linhaça, quinoa, banana verde e tapioca, torna o seu bolo muito mais fitness e saudável.

Mas o destaque maior mesmo vai para a melhor de todas as alternativas: a aveia, uma vez que ela ajuda a controlar os níveis de colesterol e de açúcar no sangue.

A farinha de aveia é rica em nutrientes, como fibras alimentares, proteína, ferro e carboidratos saudáveis, o que favorece o bom funcionamento do organismo e aumenta a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar e fazendo com que sejam consumidas menores quantidades de alimentos.

2. Cacau em pó

O cacau em pó tornou-se o queridinho das receitas de bolo fitness, pois facilmente substitui o calórico chocolate e seus derivados, como o achocolatado. O cacau puro nada mais é do que o chocolate livre de açúcares e gorduras saturadas, as quais somente prejudicam o organismo e colaboram para o ganho de peso.

E se por um lado o cacau possui um sabor amargo e levemente apimentado, sua composição nutricional é extremamente rica em nutrientes e minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio, fibras alimentares e vitaminas C e E.

3. Óleo de coco

Indispensáveis na cozinha, os óleos, sobretudo os vegetais, são excelentes opções para a preparação do bolo fitness.

Entre eles, se sobressai o óleo de coco, abundante em ácidos graxos, antioxidantes e vitamina E.

Além de em bolos, o óleo de coco é uma alternativa para massas de salgados e pratos assados e grelhados.

4. Amêndoas e castanhas

Bastante versáteis, esses dois ingredientes são nutritivos e benéficos para o organismo, pois são ricos em antioxidantes, nutrientes, gorduras monoinsaturadas, proteínas e fibras, componentes valiosos e essenciais para quem deseja emagrecer.

Além disso, tanto as amêndoas como as castanhas podem ser consumidas in natura ou utilizadas em recheios de receitas, tanto em pedaços quanto trituradas.

5. Laranja

A laranja é mais uma opção de ingrediente inibidor de apetite. Ela ajuda a controlar a fome, evitando a ingestão de grandes quantidades de alimentos, sobretudo de doces.

Mas é a fartura de vitamina C que faz da laranja um dos maiores aliados do organismo saudável e uma ótima alternativa para dar sabor em receitas de bolo fitness.

6. Banana

A banana é daqueles alimentos que devem ser consumidos diariamente, independentemente da forma, servindo de ótimo complemento para um bolo fitness.

Além de auxiliar no bom funcionamento do organismo, a fruta é rica em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano, aminoácido que ajuda no combate da depressão.

Agora que você já conhece alguns dos ingredientes mais utilizados para preparar um bolo fitness, já pensou em elaborar um cardápio especial com esses alimentos para chamar a atenção dos clientes?

Imagine um bolo de banana, aveia e castanhas, por exemplo? Ou um com laranja, cacau em pó e amêndoas? Delicioso, não?

Agora, aproveite para compartilhar essas dicas sobre bolo fitness em suas redes sociais e mostre para os seus clientes que você está antenado nas tendências de alimentação!