salgados-334

Você já se viu em situações em que a demanda pelo serviço superou a sua capacidade de fornecimento e foi impossível atender todos os pedidos?

Deseja se organizar para aumentar a sua produção de salgados sem deixar de lado a qualidade, que é tão importante em seu negócio?

Existem diversas maneiras de alavancar a sua produção e criar mais possibilidades de lucro e de fidelização dos clientes. No post de hoje, mostramos 5 dicas para você garantir maior rentabilidade para a sua empresa! Acompanhe!

1. Crie estratégias para reduzir custos

Reduzir custos mantendo a qualidade da produção é uma estratégia inteligente para o produtor autônomo de salgados. Por isso, fique atento a duas boas dicas para diminuir as suas despesas:

  • Substitua ingredientes mais caros por produtos de igual qualidade, mas com valor reduzido: alguns insumos podem ser substituídos na cozinha, de forma a reduzir o custo da produção e viabilizar o crescimento do negócio, como é o caso do composto lácteo, que surge como alternativa ideal para o leite;
  • Minimize o desperdício: assim como aconteceu com a paraense Maria Cunha, observar o que, de fato, deve ir para o lixo e aproveitar ao máximo os ingredientes pode ser uma maneira de aumentar a produção reduzindo os custos.

2. Aposte na automação da produção de salgados

Outra maneira de aumentar a produção envolve a fabricação automatizada. Utilizar máquinas para fazer salgados é uma maneira inteligente de reduzir o tempo de preparo do produto e a mão de obra humana necessária para o trabalho manual.

Algumas máquinas podem suprir o trabalho de até cinco funcionários! Além disso, existem diversas opções de maquinário disponíveis no mercado. É possível escolher um equipamento específico para cada modelo de salgado, considerando o tamanho e a proporção entre a massa e o recheio.

O resultado é a produção exponencial padronizada, com custos reduzidos e o produto final com qualidade igual ou superior ao feito manualmente!

3. Organize-se

A organização (desde a financeira até a estrutural) influencia no aumento da produção, uma vez que a sistematização faz com que as pessoas trabalhem melhor e com mais eficiência. Por isso, não se esqueça de:

  • Manter o controle da produção: saiba quantos e quais salgados devem ser produzidos por dia;
  • Definir metas: o que deve ser feito para aumentar a produção? Como atingir este objetivo?
  • Especificar a ordem de processos: é importante definir uma sequência de produção para cada espaço de tempo. Produzir vários modelos de salgados de uma só vez pode influenciar negativamente na qualidade final do produto;
  • Otimizar o tempo: se a massa demora 30 minutos para crescer, por exemplo, organize-se para deixar o recheio pronto nesse tempo, em vez de fazer a massa somente após o preparo do recheio;
  • Manter o ambiente e os materiais de trabalho limpos e organizados: assim, você evita acúmulo de serviço e agiliza a produção.

4. Foque em produzir salgados com maior procura

Ao planejar o que será produzido e em qual quantidade, verifique os salgados que têm mais saída e melhor custo-benefício de produção para você.

Não vale a pena investir no preparo de um salgado que demora muito mais para ficar pronto do que uma outra opção que tenha demanda bem maior e, além disso, seja menos trabalhosa.

Para acertar sempre nos salgados de maior procura, consulte clientes e preste muita atenção no mercado!

5. Invista em capacitação

Uma das melhores maneiras de otimizar a produção de salgados é a capacitação profissional. Em um mercado tão competitivo quanto o setor alimentício, destacam-se os profissionais mais qualificados.

O profissional autônomo de salgados pode aprender muitas dicas, tendências e novas técnicas de negócio ao fazer cursos de capacitação e formação na área.

O novo conhecimento pode ser um grande aliado na hora de planejar ações para diminuir as despesas da sua atividade.

Mostramos aqui diversas dicas para que você consiga aumentar a produção de salgados sem comprometer a qualidade do seu produto, agregando maior lucro e visibilidade ao seu trabalho.

Não deixe de implementar essas atitudes em sua rotina e conquiste mais sucesso para o seu negócio!

E agora que você já sabe tudo para alavancar a sua produção de salgados, que tal conhecer mais sobre o serviço delivery?