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O pão é um dos alimentos mais antigos de que se tem registro. Seu sucesso não é à toa: quem não gosta de um pãozinho quentinho logo pela manhã? Mas não foi sempre assim. Os primeiros pães da história eram duros e muito amargos, muito antes das primeiras padarias no Egito há mais de 5 mil anos.

Assim como seus produtos principais, as padarias evoluíram ao longo dos anos e criaram novas formas de atender seu público. Atualmente, os usos das padarias ganharam novos formatos.

Para ajudá-lo a vencer a concorrência, separamos as 5 apostas para o mercado de padarias e confeitarias. Acompanhe!

1. Variedade de produtos

Desde as grandes padarias de rede até os negócios familiares, nenhuma delas se restringe apenas ao pão tradicional. Seguindo esse comportamento e na rota da tendência, a diversificação de produtos é uma aposta certeira para padarias e confeitarias.

Isso envolve pães, bolos e doces tradicionais e também novos sabores. Saber inovar no cardápio, assim como criar novos produtos, é fundamental para que o seu público enxergue o negócio como à frente do seu tempo.

2. Profissionalização do mercado de padarias

Esse quesito está diretamente ligado ao ponto anterior. Isso porque a busca pela inovação envolve uma equipe especializada e preparada para propor novas ideias. Por isso, os estabelecimentos que querem se manter relevantes no mercado buscarão profissionais cada vez mais preparados.

Quanto mais conhecimento os seus colaboradores tiverem, melhores serão os seus resultados, desde o preparo até o atendimento.

3. Novos usos e mais relevância

A melhor forma de aumentar a renda de uma padaria ou confeitaria é fazer crescer o volume das compras realizadas. Isso significa oferecer mais oportunidades para os clientes que já frequentam a sua loja.

Na prática, os estabelecimentos de destaque têm mais produtos e experiências que as padarias tradicionais. Eles adotam o conceito de multicomércio e criam sua relevância em mais instâncias da rotina do cliente. Desde sopas, sanduíches e pizzas, até garrafas de vinho. As opções são inúmeras e, acima de tudo, proporcionam conforto e praticidade.

4. Os clientes devem comer com os olhos

O grande segredo para vender melhor dos produtos é mostrar como eles estão frescos e cheios de sabor. Isso significa se preocupar com a apresentação e, assim que finalizados, levá-los direto para a vitrine.

Tão importante quanto prepará-los bem é ambientar e climatizar o local para que os seus produtos fiquem mais atrativos. Por isso, invista na decoração e na comunicação visual da sua padaria para que tudo funcione harmoniosamente.

5. Ingredientes frescos e saudáveis

O uso de ingredientes frescos é uma preocupação para todo o mundo da gastronomia atualmente. Isso porque, além de terem inúmeros benefícios para a saúde, eles contribuem positivamente para o sabor do prato. Apesar de parecer um ponto ligado apenas ao trabalho interno do local, uma grande parcela do público consumidor se preocupa com a saúde e a procedência dos alimentos que consome.

A evolução constante está intimamente ligada ao mercado de padarias. Desde o seu surgimento até os dias de hoje, muitas foram as revoluções que aconteceram nas cozinhas e que conquistaram o gosto do público.

Para se manter relevante no mercado, é importante saber apostar naquilo que trará benefícios reais para os consumidores e, consequentemente, para a saúde do seu negócio.

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