11aaa-doces-e-bombons1-400x270

Você já pensou em começar a vender bombons e conseguir uma boa renda extra durante todo o ano? Pois essa é a realidade de inúmeros brasileiros que têm movimentado um mercado cada vez mais aquecido. Hoje, o nosso país é o 3º maior mercado de chocolate de todo o mundo – e cerca de 75% da nossa população consome chocolate com frequência.

Diante desses números, não é raro encontrarmos histórias de pessoas que estão driblando a crise e conseguindo se manter apenas da venda de bombons, trufas e outras delícias de chocolate. Se você está animado, mas ainda não sabe como começar a vender bombons e outros doces, veja estas 5 dicas importantes que trouxemos.

1. Invista no seu negócio

Para ganhar dinheiro nesse ramo é preciso se diferenciar – já que a concorrência é grande. Por isso, se você não está muito ambientado com o setor, ou precisa de novas ideias, uma dica importante é se especializar, buscando cursos específicos.

Aprendendo as técnicas, você poderá começar a desenvolver suas receitas próprias e ter uma produção de excelente qualidade, com um sabor único, que será o seu diferencial.

Além disso, invista em cursos básicos de administração, rotinas financeiras e outros que possam lhe ajudar a gerenciar o seu estoque, precificar o seu produto, etc.

2. Conheça bem o seu mercado

Antes de começar a vender bombons e outros doces, é preciso avaliar o mercado em que se pretende entrar. Se você já possui um estabelecimento alimentício e quer começar a vender uma nova linha de doces, analise se a sua clientela busca por esse tipo de produto e também saiba quem são seus concorrentes.

Para aqueles que desejam começar como autônomos, também é preciso ficar de olho na concorrência. Saber quem são as pessoas que vendem doces e chocolates na sua região, quanto cobram, qual a qualidade e diversidade dos produtos e outros itens é fundamental e ajudará você a pensar em modos de se destacar.

3. Encontre bons fornecedores

Ter bons fornecedores é a chave para que você possa produzir bombons e doces saborosos – e a um preço competitivo. Para isso, pesquise bastante por aquelas empresas que apresentem uma opção variada de matéria-prima fresca (com data de fabricação recente) e a preços interessantes.

Nem sempre comprar esses itens de supermercados é uma boa ideia, pois eles podem acabar não tendo a variedade de ingredientes necessários e seus preços podem encarecer muito o seu produto final – ou diminuir consideravelmente a sua margem de lucro, tornando o seu negócio inviável.

4. Invista em boas embalagens

Você já ouviu aquela expressão “comer com os olhos?”. Pois saiba que muitos consumidores acabam levando para casa determinados produtos bem mais pela aparência do que por qualquer outra motivação.

Então, invista em embalagens diferenciadas e charmosas, que agreguem valor aos seus doces e mostrem que você é um profissional sério.

Lembre-se de incluir algumas informações importantes como ingredientes, data de fabricação e data de validade. Também coloque uma etiqueta com seu nome e telefone, caso a pessoa queira comprar mais produtos de você.

5. Prepare-se para grandes demandas

Páscoa, final de ano e datas comemorativas costumam ter uma demanda muito maior por produtos de chocolate. Assim, considere isso no seu planejamento e tenha uma disponibilidade maior de produção nesses períodos – contando com mão de obra extra, por exemplo.

Afinal, nada pior do que o cliente lhe procurar e você não estar preparado para atendê-lo, não é mesmo? Com essas dicas, vai ficar mais fácil começar a vender bombons e doces.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique ligado em outras dicas como essas: Facebook e Youtube.