promo

A promoção de vendas é definida como um conjunto de recursos e métodos cujo objetivo principal é aumentar o volume das vendas de um ou mais produtos e serviços, durante um período de tempo pré-determinado. Esse tipo de ação está ao alcance de todas as empresas, independentemente do segmento em que atuam no mercado, região ou porte.

As promoções, de modo geral, não demandam grandes investimentos, então não existem motivos para não começar agora a fazer promoções que realmente atraem clientes. Quer saber mais? Confira!

Aproveite o aniversário do seu negócio

Quando o seu negócio estiver comemorando aniversário, aproveite a ocasião para oferecer preços e condições especiais. Promova a semana, a quinzena ou mês de aniversário.

Comemore o aniversário dos seus clientes

Os seus clientes cadastrados que estiverem comemorando aniversário no dia, semana ou mês em vigência, podem ser contemplados com uma vantagem ou desconto para a aquisição de bens ou serviços no seu negócio.

Estimule a indicação de amigos

Por meio de um programa do tipo “amigo indica amigo”, você pode oferecer vantagens aos seus clientes que levarem seus amigos para adquirir bens e serviços no seu negócio.

Promova o “compre e ganhe”

Quando precisar estimular mais as vendas de um determinado produto ou serviço, você pode promovê-los por meio de campanhas do tipo “compre e ganhe”. Assim, você consegue estimular o consumo dentro do seu negócio e ainda agradar os consumidores.

Faça acordos com os seus fornecedores

Os seus fornecedores podem ser grandes aliados na hora de fazer promoções cooperadas, além de obter vantagens adicionais para os seus clientes. Por meio de acordo com eles, tente estabelecer algo que seja vantajoso para as duas partes.

Faça o cadastro dos seus clientes

Por meio de um sistema de gestão e cadastro de clientes, estimule que todos compartilhem alguns dados básicos com você como nome, data de nascimento e e-mail. Dessa forma, é possível comemorar com eles suas datas comemorativas e enviar informativos sobre as promoções e ofertas que estão em vigor.

Associe promoções com atividades culturais

As atividades culturais como música, cinema, teatro e shows podem participar, de maneira associada, com as promoções do seu empreendimento. Além de oferecer descontos para participar delas aos seus clientes, você pode fechar parcerias para conseguir algumas cortesias. O apoio às atividades culturais ajuda a promover seu negócio.

Use os descontos com cautela

O uso dos descontos como forma de atrair cliente é bastante eficiente, porém, quando usado à exaustão, passa falta de credibilidade ao consumidor. Evite que esse tipo de promoção dure um período muito extenso ou que seja frequente demais.

Entenda que, para conseguir aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar aos seus consumidores algo concreto, que os sensibilizem naquele momento. Quando se prolonga muito o tempo de uma promoção, você acaba por reduzir o impacto no público e os resultados da ação como um todo.

Fatores internos ou externos determinam o sucesso ou o fracasso de uma promoção, portanto concentre os seus esforços no que se pode atuar: planejamento, investimentos e a prática.

Deixe o seu comentário no post e nos conte quais tipos de promoções o seu negócio costuma ter e disponibilizar para os clientes! Compartilhe suas fórmulas de sucesso!