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Uma das formas de aumentar o faturamento de um estabelecimento do ramo alimentício ocorre por meio do serviço delivery. O delivery nada mais é que a entrega em domicílio. Algumas empresas alimentícias, atualmente, trabalham com foco 100% nesse tipo de serviço, dispensando espaço físico para que clientes comprem no local — por exemplo, muitos autônomos que lidam com confeitaria e chocolates funcionam dessa maneira.

O serviço delivery se mostra muito lucrativo, pois independentemente do tamanho da cidade ou da situação socioeconômica das pessoas, em algum momento elas desejarão relaxar e receber uma comida pronta para comer e quentinha. Vamos fazer um panorama sobre esse tipo de serviço?

Vantagens e desvantagens

O serviço delivery tem a capacidade de aumentar o faturamento de sua empresa. Todos os esforços praticados para colocar esse tipo de serviço em funcionamento acabam impactando o negócio de modo geral, principalmente no que se refere à visibilidade na internet — ranking de SEO, reputação online e redes sociais.

A implantação do serviço delivery implica alguns desafios. Se dentro do seu restaurante ou lanchonete as operações já estão estabelecidas, os pedidos que são feitos para entrega podem impactar a velocidade de preparo na hora de servir os demais clientes presentes no local. Por esse motivo, é importante que haja um planejamento antes da implantação. Seria necessário criar uma área especial só para isso? Contratação de novos funcionários para suprir a demanda?

O serviço de entrega pode ser próprio ou terceirizado. Quando for próprio, o seu negócio precisará de um veículo com seguro, entregadores confiáveis e meios de pagamento que vão até o cliente — uma máquina de cartão, por exemplo. Dependendo da sua região de atuação, até mesmo uma bicicleta pode ser utilizada para as entregas.

Metas e objetivos do serviço delivery

Quando se implanta um serviço delivery, é necessário ter muita cautela. As entregas podem ser feitas para a vizinhança, limitando inicialmente os pedidos a um período mais curto do dia. O raio de entrega deve ser planejado com antecedência, assim como os itens que serão incluídos no serviço delivery. Tenha noção de que alguns alimentos são fáceis de transportar e outros não.

As metas e os objetivos do serviço delivery são:

  • A comida deve ser entregue na temperatura correta.
  • O transporte do alimento deve ser feito de maneira segura, para não derramar.
  • A embalagem utilizada deve garantir a segurança do alimento.
  • O Marketing deve ser focado no serviço delivery.
  • As opções de entrega precisam ser objetivas, para evitar erros nos pedidos.
  • Alguns produtos complementares ao alimento devem ser incluídos, como talheres, guardanapos e sachês.
  • Os gestores devem lidar com a possibilidade de novos funcionários e o aumento no ritmo de trabalho da equipe atual.

Métodos de encomenda

O serviço delivery pede que você tenha um método de encomendas apropriado. Entre as opções, você pode oferecer o serviço por meio de pedidos via site, telefone e utilizar um sistema terceirizado de pedidos, como Ifood ou RestauranteWeb. Veja sobre os métodos mais comuns para que o seu negócio receba pedidos para delivery:

Telefone

Forma mais comum de anotar pedidos para entrega. Sua acessibilidade a torna prática e eficiente.

Smartphone

Além de receber ligações, é possível atuar com os pedidos via aplicativos de texto como WhatsApp, Telegram, Messenger e outros mais. Aumenta a preferência por esse tipo de serviço, pois muitos clientes preferem digitar a ligar.

Internet

Os pedidos online costumam ser mais eficientes, além de proporcionar comodidade a quem está solicitando. O pagamento também pode ser feito por meio das plataformas online, evitando que o entregador ande sempre com dinheiro ou máquina de cartão — o que garante um maior nível de segurança.

O serviço delivery necessita de precisão em todas as etapas. Por esse motivo, você precisa fazer um bom planejamento para garantir que o serviço seja de excelência. Procure fazer tudo certo desde o começo, tendo um sistema para anotar corretamente os pedidos, cuidando dos detalhes durante a preparação, conferindo tudo antes da viagem e até mesmo se preocupando com o troco do entregador.

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