Pizzaria Villa Roma Pizza de Carne seca com queijo de Coalho

Em tempos de redes sociais, a divulgação de negócios do ramo da alimentação pode se beneficiar muito de um marketing digital estratégico, utilizando mídias sociais para conquistar e fidelizar clientes de maneira econômica e eficaz. Se você é responsável por uma pizzaria e quer se aventurar no mundo das redes sociais, confira algumas estratégias de marketing matadoras!

Mantenha as informações atualizadas

O primeiro passo das estratégias de marketing eficientes é deixar ao alcance do cliente todas as informações importantes referentes ao seu negócio. Horários de atendimento, endereço, mapa da localização e até mesmo fotos da fachada e do interior da pizzaria são imprescindíveis para conquistar clientes e evitar que eles escolham o concorrente simplesmente por não encontrarem a informação que precisavam. Outro ponto muito negligenciado nas redes sociais é a disponibilização do cardápio (atualizado e com valores) para que o cliente conheça os pratos oferecidos.

Invista em fotos de qualidade

O site da empresa foi feito com cuidado e capricho, a fanpage tem informações atualizadas e o twitter avisa sobre eventos e promoções, mas, ao acessar uma das mídias sociais da empresa, o cliente encontra fotos desfocadas, escuras, próximas ou distantes demais.

Não é raro que um cliente desista de frequentar determinado estabelecimento ou fazer um pedido de delivery devido à impressão ruim causada por fotos de pouca qualidade. Se você deseja divulgar bem seus produtos, certifique-se de que as imagens estejam bem focadas e no tamanho adequado. Afinal, quem não fica com água na boca ao ver uma foto de uma pizza fumegante, com o queijo derretendo?

Crie promoções para seus seguidores

Uma das estratégias de marketing mais utilizadas por pizzarias, com bons resultados, é a criação de promoções, ofertas e benefícios para seus seguidores nas redes sociais. Você pode oferecer pizzas com descontos especiais em certos dias da semana, fazer combos de pizza + bebida + sobremesa e divulgar nas mídias sociais, ou até mesmo ousar um pouco mais e lançar desafios aos seus clientes, especialmente em datas comemorativas.

Você pode, por exemplo, oferecer uma sobremesa ou aperitivo como cortesia para os clientes que fizerem uma declaração de amor no dia dos namorados, ou presentear com uma pizza especial o cliente que estiver com a fantasia mais assustadora no Halloween. Use a criatividade para atrair os consumidores à sua pizzaria!

Alimente as páginas com frequência

Um grande erro de marketing que muitas empresas cometem é não alimentar as redes sociais com frequência. Para criar um relacionamento mais próximo e duradouro com os clientes, é importante estar sempre conectado e em contato com o consumidor. Além de fotos e informações sobre o estabelecimento, você pode fazer postagens com curiosidades sobre a origem da pizza e os sabores mais consumidos no país e no mundo, dar dicas de harmonização com vinhos e cervejas, fazer pesquisas sobre os sabores mais apreciados pelos seguidores e até aceitar sugestões.

Aproveite o melhor de cada rede social

Casa mídia social tem suas próprias características e particularidades, que as estratégias de marketing de pizzarias devem levar em consideração:

Facebook

A fanpage pode dar informações sobre horários de atendimento, telefone para entregas, curiosidades sobre o mundo das pizzas e até aceitar pedidos por mensagem privada.

Twitter

Mais sucinto, pode ser utilizado para informar sobre promoções, ofertas, eventos e até para fazer sorteios entre os seguidores.

Instagram

É a vitrine da pizzaria e pode divulgar fotos dos produtos, do processo de preparação das pizzas e até convidar os seguidores a postarem suas próprias fotos, marcando a empresa.

Youtube

Vídeos que mostram a preparação das pizzas e o momento em que ela sai do forno podem render muitos seguidores!

Foursquare

Os consumidores que fizerem check in por meio da plataforma, ou convidarem amigos, podem divulgar a empresa sem custo para a pizzaria.

Apps para pedidos no celular

Práticos e dinâmicos, os aplicativos de delivery podem alavancar as vendas do disk entregas, especialmente se contarem com um diferencial, como mensagens informando cada etapa do pedido — preparo, saída para entrega, chegada do delivery.

E você, já tem uma estratégia de marketing para sua pizzaria nas redes sociais? Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua experiência!