logoredessociais

Difícil encontrar alguém que não goste de um bom churrasco! E prepará-lo é uma arte: a escolha da carne, seu corte e temperos fazem toda a diferença no sabor final. Espetinhos são práticos, deliciosos, podem ter diversos sabores e tornam seu churrasco ainda melhor.

Apesar de seu preparo demandar um certo trabalho, já que é preciso escolher a carne, cortá-la e temperá-la, eles são perfeitos para aquele churrasco com os amigos em que você não quer ficar só atrás da brasa, mas sim jogando conversa fora e aproveitando o tempo ao lado deles. Se deixar tudo preparado com antecedência, na hora do evento basta colocá-los para assar, controlar o ponto da carne e curtir. Confira aqui como fazer um espetinho de dar água na boca!

Qual a melhor carne para espetinhos?

Certamente, a melhor carne para espetinhos não é aquela dura, borrachuda, que você tem dificuldade para engolir, não é mesmo? Por isso, invista em cortes macios, que estão no topo da lista dos preferidos entre os churrasqueiros:

Alcatra: boa, macia e barata

Para muitos, é a melhor carne para espetinhos. Ela assa rápido, não está entre as opções mais caras e é considerada uma carne magra, ao contrário da picanha e da linguiça. Para não errar, corte-a em cubos grossos e distribua entre cinco e seis pedaços por espeto. Você pode colocar filetes de pimentão e cebola entre cada um, para dar um sabor a mais.

Acém: para hambúrguer e churrasco

Ela é a preferida de muita gente que adora um bom hambúrguer caseiro e também é uma ótima opção para fazer espetinhos. Assim como a alcatra, o acém deve ser cortado em pedaços grossos, todos do mesmo tamanho, antes de ser colocado no espeto.

Outras opções

Apesar de serem carnes gordurosas, o cupim e a picanha não podem ficar de fora. Você pode até tirar o excesso de gordura, mas não tudo, pois é justamente ela que dá um sabor a mais a esses cortes! Além delas, a fraldinha, maminha e até o contra filé e a aranha bovina, que são considerados cortes de primeira, são boas opções para espetinhos.

Como temperar a carne?

Antes de colocar os espetos para assar, tempere-os com sal grosso. Não se esqueça de preparar um bom vinagrete e uma farofa como acompanhamento. Quer dar um sabor a la pernambucana ao espeto? Além do sal grosso, tempere-os com colorau, um pouco de óleo, alho e cominho antes de levá-los ao fogo!

Existem espetinhos para todos os gostos?

Além de todas as vantagens, espetinhos são democráticos porque não deixam ninguém de fora. Junto com os espetinhos de carne, dá para fazê-los com abobrinha, berinjela, brócolis, palmito, queijo coalho, batata e deixar os vegetarianos com um sorriso no rosto. Eles também poupam a faxina depois da festa, já que não é preciso de pratos para saboreá-los. Se você sabe escolher esses alimentos, sabe que não há um grande segredo na hora de cortá-los, temperá-los, inseri-los no espeto e mandar brasa! Além de tudo, eles são excelentes acompanhamentos para seus espetinhos de carne.

Gostou do post sobre a melhor carne para espetinhos? Curta nossa página no Facebook para ter mais dicas quentes sobre esse e outros assuntos!