397501-970x600-1

A culinária é algo mágico que, através da mistura de sabores, consegue tocar os sentidos das pessoas. Apesar de a combinação de ingredientes ser uma arte antiga, misturar componentes doces e salgados em um mesmo prato é uma tendência recente, mas que agrada aos paladares mais sofisticados.

Vários chefes renomados vêm inovando com pratos cada vez mais deliciosos e inusitados, os quais equilibram sabores mais fortes com a delicadeza dos doces.

Porém, como combinar dois sabores antagônicos em um mesmo prato sem que pareça estranho ao paladar? Continue lendo e descubra!

Cuidado com o açúcar

Mais do que simplesmente misturar sabores, cozinhar exige a habilidade de conseguir equilibrar a quantidade de cada ingrediente. Isso é o que torna um prato mais saboroso!

O azedo, o amargo, o doce e o salgado, devem se complementar e produzir sensações agradáveis ao tocarem a boca de quem experimenta.

Por isso, a primeira dica ao se executar um prato que leve doce e salgado, ao mesmo tempo, é não exagerar no açúcar, pois seu prato pode se tornar um desastre. Assim como deve-se tomar cuidado com o sal, porque comida salgada demais ninguém merece, não é mesmo?

Carne: o item perfeito para essa combinação

Desde que as pessoas não sejam vegetarianas, a carne é o elemento principal em muitas refeições. Geralmente é sobre ela que estão depositadas todas as expectativas dos degustadores.

Seu gosto marcante se equilibra perfeitamente com sabor das frutas.  As frutas cítricas então, acrescentam ao prato aquele azedinho que foge do simples doce ou salgado e dá um toque todo especial.

Seja o escondidinho de carne seca com banana, o peito de peru com abacaxi e uva passas do salgadinho de festas, o frango ao molho de abacaxi ou a costelinha assada com molho barbecue… Seja branca ou vermelha, a carne se dá muito bem com ingredientes doces. Mas lembre-se, desde que você equilibre os sabores!

E o peixe?

Ah! O sabor doce fica maravilhoso com peixe! Mais comum na comida oriental, principalmente a japonesa, o sabor agridoce faz toda a diferença em algumas receitas que levam peixe. Na verdade, a culinária japonesa é uma das pioneiras em combinar doce e salgado.

Pratos como: salmão ao molho de maracujá ou ao molho teriyaki, peixe frito ao molho chinês, ou pratos em que o peixe leva outros molhos agridoces, revelam a delícia que é o equilíbrio dos pescados com o adocicado de outros ingredientes.

Além do peixe, outros frutos do mar, como o camarão, também se dão muito bem com um toque agridoce. É possível criar várias combinações, basta ter criatividade.

Vegetarianos também podem misturar doce e salgado

O número de adeptos ao vegetarianismo e ao veganismo vem aumentando bastante. Quer seja por motivos de cuidados com a saúde, quer seja por ideal, muitas pessoas estão optando por não comer carne, e é claro que não poderíamos esquecer de falar sobre a mistura de sabores doces e salgados em pratos que agradam a esse público também.

Muitos vegetais já possuem por si só um sabor mais adocicado. O tomate, por exemplo, dependendo da variedade ou da forma com que é preparado, revela toda sua doçura, antes escondida em meio à sua acidez.

Além disso, também é possível aliar o doce das frutas às receitas salgadas vegetarianas. Alguns exemplos são:

  • Carbonara de berinjela com uvas passas
  • Salada de pepino ao molho agridoce
  • Moqueca de banana da terra
  • Abóbora recheada com toque agridoce
  • Ratatouille (o adocicado do tomate se revela quando vai ao forno)

Em matéria de vegetais, existem várias outras possibilidades para pratos agridoces. Experimente e crie você mesmo!

Não é possível agradar a gregos e troianos

As pessoas possuem gostos diferentes e, consequentemente, paladares muito variados. Portanto, pratos com misturas de sabores não agradam a todos.

Com a combinação doce e salgado não é diferente. Na verdade, muitas pessoas não gostam muito dessa mistura. Mas aquelas que gostam, amam de paixão. Porém, como foi dito ao longo do texto, mesmo para quem goste, o segredo desses pratos é o equilíbrio!

Esperamos que este texto tenha lhe inspirado várias ideias para novos pratos. Assine nossa newsletter e receba várias outras dicas de como preparar deliciosas receitas!