tartines-restaurante-cardapio-contemporaneo

A elaboração de cardápios para restaurantes é um ponto-chave para quem pretende iniciar seu próprio negócio. Ao abrir um restaurante, os detalhes são inúmeros para que seja de grande sucesso.

Pensando nisso, daremos algumas dicas de como elaborar um cardápio, para que o sucesso de seu empreendimento seja garantido com os clientes.

Preste atenção na escolha dos pratos

A escolha dos pratos do restaurante é uma das tarefas mais importantes, já que ela pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu estabelecimento. Os especialistas sempre indicam que os melhores pratos são os que levam ingredientes frescos. Pesquise em sua região o fornecedor de alimentos que se encaixe nessas condições. E siga o estilo de seu restaurante, seja ele saudável, requintado, caseiro, japonês, italiano.

Reforce os pontos e os ingredientes mais usados em cada culinária. Por exemplo, para restaurantes de culinária japonesa, o foco são os peixes servidos crus. Para restaurantes de culinária saudável, o ponto forte são as receitas repletas de legumes e de verduras.

Tome cuidado com as quantidades

Hoje em dia, nos cardápios de restaurantes, “o pouco é muito”, muitas opções confundem os clientes e os deixam indecisos em relação ao que pedir. Componha seu cardápio com, no máximo, 7 pratos por seção.

Para garantir a credibilidade do estabelecimento, opte pela qualidade em vez da quantidade. Por isso, mantenha seu cardápio enxuto.

Invista em um cardápio de fácil leitura

Um bom cardápio não é avaliado pela quantidade de informações contidas para cada prato.  Com um breve resumo dos alimentos contidos e uma explicação atenciosa do garçom, com certeza, não haverá problemas maiores. A leitura do cardápio deve atrair e não repelir os clientes.

Permita sugestões do chef

Ninguém melhor para sugerir um prato do que quem está no comando da cozinha, você não acha? Ter um espaço para a sugestão do chef demonstra um carinho a mais com o cliente.

Primeiro porque a escolha será feita pelo frescor dos alimentos no dia. Depois, porque, muitas vezes, ficamos perdidos nas escolhas. Uma ajudinha nunca é demais!

Disponibilize imagens de qualidade

Prefira as fotos tiradas por profissionais — não economize nessa parte nunca. É no que os clientes batem os olhos em primeiro lugar antes de lerem os cardápios. Além disso, não coloque fotos prontas da internet, por mais que seja compradas e de alta resolução. Nada melhor do que jogar limpo com seus frequentadores e colocar a foto do que eles realmente vão degustar.

Deixe seu cardápio sempre atualizado

Sempre que um prato ou o preço mudar, atualize o cardápio! Nada de colocar etiquetas com remarcação de preços ou todo o seu trabalho para abrir um restaurante perfeito vai por água abaixo com essas “atitudes econômicas”.

Faça uma precificação adequada

O preço é um item importante para quem quer montar um cardápio de sucesso. Estes valores devem condizer com o tipo de alimento servido, com o seu público e o estilo da cidade.

Dê uma olhada nos preços dos concorrentes diretos — é uma forma de entender melhor o mercado em que está entrando. Encaixe no seu cardápio um preço justo e com lucros para sua empresa.

Quer adicionar uma receita bem diferente na seção das sobremesas nos cardápios de seu restaurante? Veja essa receita de deliciosos tacos de chocolate.