VINAGRE_922085253

O vinagre é um condimento saboroso, versátil e saudável, e que vem alcançando cada vez mais espaço na mesa do consumidor. Ele é produzido a partir da fermentação, por leveduras de um ingrediente natural, produzindo álcool. Esse álcool é, então, processado por bactérias e convertido em ácido acético.

Há diversos tipos de ingredientes capazes de gerar o vinagre e eles possuem sabores variados. Gostaria de conhecer um pouco  mais sobre os benefícios do vinagre? Confira!

Alguns benefícios do vinagre

O vinagre possui um sabor forte e marcante e pode ser uma boa alternativa para o sal de cozinha — o que é muito favorável para os hipertensos. Além disso, é um produto rico em antioxidantes, que contribuem para um envelhecimento saudável. É benéfico também para a digestão e por ser um tempero de baixo teor calórico, excelente para situações de maior restrição alimentar.

Pode ser utilizado também nos cabelos, para manter seu brilho e saúde e para remover resíduos de tintura. É utilizado também para tratamento na pele, combatendo a oleosidade. Além disso, o vinagre também é utilizado na limpeza.

Tipos de vinagre e características

Balsâmico

O vinagre balsâmico, um produto nobre, É produzido a partir da fermentação da uva e fermentado por um longo período de tempo. É utilizado em molhos, carnes, sobremesas e saladas, possuindo sabor agridoce.

Ele auxilia no processo digestivo por estimular a produção de suco gástrico e promove também uma melhora nos índices glicêmicos, auxiliando no combate ao diabetes. Além disso, combate o envelhecimento precoce.

Vinagre de Álcool

Produzido a partir da cana-de-açúcar, o vinagre de álcool é utilizado para saladas, desinfecção de hortifrutícolas, em conservas e limpeza da casa, rejuntes, paredes e roupas manchadas e para a retirada de cheiro de mofo.

Vinagre de Arroz

O vinagre de arroz é típico da culinária chinesa e é obtido através da fermentação do arroz, de sabor adocicado. Auxilia no controle dos índices glicêmicos e na manutenção da saúde do fígado e do cólon.

Vinagre de Maçã

O vinagre produzido a partir da maçã é benéfico para as articulações, reduzindo sua rigidez, e para o fígado, para os músculos e contribui para o controle do peso. Além disso, combate a oleosidade excessiva e a acne. Possui muitos sais minerais e complexos multivitamínicos.

Vinagre de Mel

Utilizado em doces, xaropes e saladas, o vinagre de mel é rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e doenças como o câncer.

Vinagre Tinto

Produzido através da fermentação do vinho tinto, este tipo de vinagre é rico em flavonoides, que são substâncias antioxidantes, e combate a pressão alta e reduz o colesterol, além de prevenir outras doenças.

Vinagres Aromatizados

Neste vinagre, são acrescentadas especiarias para realçar sabor e aroma e, por isso, este tipo é muito utilizado em saladas e em carnes. Incluir esse tipo de azeite em receitas produz pratos mais saborosos e mais saudáveis.

E o agrin?

Este vinagre é produzido a partir da fermentação de álcool com vinho, tendo uma composição variável.  De acordo com a Associação Nacional das Indústrias de Vinagre , a expressão agrin caiu em desuso, passando a ser utilizados os termos vinagre de álcool e vinagre de álcool colorido.

O vinagre é um condimento excelente por ser saboroso e trazer inúmeros benefícios para a saúde, como a ação antioxidante, o auxílio no combate e a prevenção de doenças e o fornecimento de vitaminas e sais minerais.

Além disso, cada tipo possui determinadas propriedades, mas uma coisa é certa: os benefícios do vinagre só são obtidos por meio do consumo regular da substância. Quer investir em mais ingredientes saudáveis? Experimente ler também sobre os carboidratos integrais em nosso blog!